Câmara Teresina

Vereador Alan Brandão quer aumentar o número de Centros de Testagem

Teresina tem aumentado o número de casos de Covid e teve aumento de 400% de casos de síndrome gripal

Vereador Alan Brandão (PDT)

Vereador Alan Brandão (PDT)

O vereador Alan Brandão (PDT) demonstrando preocupação com o surto da gripe H3N2 na cidade solicitou para Fundação Municipal de Saúde (FMS) ampliação dos Centros de Testagem de sindromes gripais em Teresina.

Brandão já protocolou ofício na FMS propondo um aumento de quatro centross de testagem por zona da cidade. O parlamentar do PDT sugere também aumento de médicos nesses locais para atender os teresinenses.

Atualmente, a Fundação Municipal de Saúde disponibiliza quatro Centros de Testagem Covid (CTC), localizados na Zona Norte, Leste, Sul e Sudeste de Teresina. A capital teve um aumento na procura por testes Covid nas unidades de saúde e também um aumento de 400% no número de caso de síndrome gripal, levando os teresinenses a lotar as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) destinadas ao atendimento dos casos.

Segundo Alan Brandão (PDT), o Poder Público Municipal deve buscar o bem estar da população e realizar uma força tarefa na identificação dos casos de gripes na capital.

“Estamos acompanhando de perto a situação em Teresina em relação ao número de casos de síndromes gripais e também de Covid, que aumentaram nos últimos dias. É preciso que a população tenha acesso a mais centros de testagem e que elas tenham também mais profissionais de saúde para atender com mais celeridade a demanda. É inadmissível que uma pessoa espere por 13 horas por atendimento, como tem acontecido”, ressaltou o vereador.

Gripe H3N2

A gripe H3N2 possui sintomas parecidos com a Covid-19 e também afeta o sistema respiratório. No início, a doença se manifesta com febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse.

A recomendação é procurar uma unidade de saúde, caso apresente sintoma de síndrome gripal, com febre, falta de ar, indisposição, que impossibilite as atividades normais.

Dê sua opinião: