Pleno do TRE-PI anula a cassação do prefeito de Barras, Edilson Capote, e da vice
O vereador Venâncio (PSDB) recebeu representantes do Sindicato dos Lojistas de Teresina (Sindlojas) em uma reunião da Comissão de Legislação e Justiça. O objetivo do encontro foi discutir a possibilidade de estender um benefício no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) aos pontos comerciais que utilizam energia renovável no centro da cidade de Teresina.
O benefício em questão, já aplicado em pontos residenciais no centro, visa incentivar a adoção de fontes de energia limpa, como a solar. Ao estender esse benefício aos imóveis comerciais, iniciativa que já é realidade em outras cidades em todo o país, busca-se criar um ambiente favorável para a permanência das lojas no centro de Teresina. Isso, por sua vez, promove um aumento na atividade econômica local, geração de empregos e aumento da renda para a população.
Durante a reunião, o vereador Venâncio também aproveitou a oportunidade para relembrar a Lei nº 5.641/21, que foi aprovada com o objetivo de facilitar o acesso de pequenos e microempreendedores a financiamentos para a instalação de sistemas de energia solar em seus negócios. Esta lei tem como meta reduzir os custos operacionais das empresas, tornando a energia solar mais acessível e incentivando a sustentabilidade.
O vereador pontuou ainda que utilização de energia renovável não apenas reduz os impactos ambientais, mas também pode gerar economias significativas a longo prazo para os negócios, tornando-os mais competitivos. "Além disso, ao incentivar a presença de mais lojas no centro da cidade, Teresina poderá fortalecer seu comércio local, atrair mais consumidores e estimular a vitalidade econômica da região" completou o parlamentar.
Dê sua opinião: