Alepi

Solidariedade oficializa candidatura coletiva para a Câmara Municipal de Teresina

O evento aconteceu nesta quinta-feira (01) na sede do partido, zona Leste da capital

Messias Júnior durante lançamento de campanha de mandato coletivo em Teresina

Messias Júnior durante lançamento de campanha de mandato coletivo em Teresina Foto: Assessoria Parlamentar

Foi lançada oficialmente nesta quinta-feira (01)  a candidatura coletiva do partido Solidariedade, em Teresina. O grupo é encabeçado pelo sociólogo Messias Júnior e tem como objetivo atingir cerca de 400 “co-vereadores” na capital. 

A modalidade de candidatura coletiva é novidade em Teresina e propõe a realização de uma campanha conjunta e, caso eleito, o titular assume coletivamente a cadeira. Na urna, aparece somente a foto de um dos integrantes no grupo, nesse caso, Messias Junior.

O formato em questão não é amparado pela legislação eleitoral, já que pela Constituição a candidatura é tida como um ato individual. Na prática o acordo de candidatura é feito de maneira informal, mas de forma deliberada entre o grupo, as decisões políticas, definições de projetos de leis e votações deverão ser tomadas após decisão conjunta.


Segundo o porta-voz da candidatura coletiva do SD em Teresina, Messias Júnior, o grupo pretende atingir cerca de 400 “co-vereadores”, nome dado aos pertencentes do grupo que terão participação direta nas tomadas de decisões.

“Essa candidatura coletiva é inovadora no estado do Piauí, é diferente porque ela é ampla, e pretende atingir 400 co-vereadores. Foi discutido durante a pré-campanha eleitoral um plano de ação parlamentar com cerca de 200 co-vereadores. A nossa estratégia foi transparente e estamos hoje entregando esse plano de ação do Solidariedade para representar a classe política mirim. Nós seremos vereadores de Teresina para cumprir realmente o papel do vereador. Que é legislar, fiscalizar, representar e acima de tudo, dialogar com a população para uma Teresina melhor, mais justa e mais unida”, explicou o candidato. 

O deputado estadual Evaldo Gomes, presidente estadual do Solidariedade no Piauí, destacou o lançamento da campanha, e ressaltou que a capital irá ganhar com o candidato no parlamento municipal.

“Estou muito feliz de ter no Solidariedade uma liderança igual ao Messias Júnior, de forma bem audaciosa, corajosa e determinada, ele resolveu lançar sua candidatura no dia de hoje, dia do vereador, inclusive algo histórico no Brasil, com 400 pessoas que vão disputar junto  com Messias a co-candidatura a vereador. Tenho certeza que o mandato do Messias será um mandato participativo, mandato aguerrido, combativo. Teresina ganha com Messias Júnior na Câmara Municipal", finalizou o parlamentar.

Dê sua opinião: