Câmara Teresina

Retomada da atividade industrial deve ser um dos pilares do governo do MDB

Joaquim do Arroz defende que a retomada da economia passa pela reestruturação dos parques industriais em Teresina

Vereador Joaquim do Arroz (MDB)

Vereador Joaquim do Arroz (MDB) Foto: Assessoria parlamentar

A retomada da atividade industrial deve ser um dos pilares do plano de governo do MDB para a cidade de Teresina. Quem defende essa bandeira é o vereador Joaquim do Arroz (MDB), para quem a retomada da economia ainda este ano passa pela estruturação dos parques industriais da capital, um problema histórico no município, um dos mais afetados economicamente no Brasil com a pandemia da Covid-19.

Jaquim  do Arroz lembra que Teresina atingiu um desemprego recorde no primeiro trimestre desta ano, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), do IBGE. Mais de 70 mil teresinenses estão desempregados segundo a análise, um percentual de 15,5% da população economicamente ativa. O número é superior a média do Piauí e deve crescer ainda mais com o avanço da restrição ao funcionamento de comércio e indústrias.

“Precisamos retomar a reativação e a reorganização do Parque Industrial, tanto o distrito industrial sul como o norte. Defendo um projeto de atração de indústrias para Teresina, o que vai alavancar a cidade após a pandemia é a geração de emprego e renda, esse deve ser o primeiro plano na capital. A retomada da industrialização será crucial para a população, o distrito industrial está abandonado há 15 anos, já passaram dois vereadores como secretários da SEMDEC e nada foi resolvido, a única melhoria foi a nova central elétrica ativada pela Equatorial. Lá falta iluminação, falta asfalto, falta drenagem, muita indústria recebeu o terreno e deixou de se instalar na nossa cidade por falta de estrutura”, lamentou o vereador

O cenário de descaso com as indústrias também deve impactar de maneira decisiva e direta no comércio e no varejo do município, adverte Joaquim do Arroz. “A industrialização precisa ser levada a sério como foi em todos os países no pós-guerra. Alemanha, Estados Unidos e a Inglaterra, por exemplo, venceram o pós segunda guerra mundial com a reativação e o crescimento industrial. Hoje a urgência em Teresina é o emprego, é o mercado de trabalho. Se nós não criarmos uma política para o mercado de trabalho, vamos ter shoppings virando elefantes brancos, virando sucata, não vamos ter ambiente para o empreendedor trabalhar. Pós pandemia temos que entrar na marcha do emprego” finalizou vereador, que é empresário.

Vereador Joaquim do Arroz (MDB)

Perdas bilionárias
Um estudo recente da Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgado no último mês de maio, estima perdas de 184 milhões de reais por semana no Piauí desde o início do fechamento do comércio. Nesta sexta o estado completa quatro meses desde o primeiro decreto que restringiu a atividade comercial no estado, o total do prejuízo dos empresários chega a quase três bilhões de reais. Na última semana o governo estadual flexibilizou o funcionamento dos setores da Construção Civil, Medicina e Serviços Automotivos, porém a Prefeitura de Teresina ainda não tem previsão para liberação do funcionamento destas áreas.

Fonte: Assessoria parlamentar

Dê sua opinião: