Câmara Teresina

Projeto obriga contato virtual de pacientes internados com a família

Projeto prevê a realização da visita virtual, mantendo o vínculo e apoio psicológico do paciente durante a internação

Vereadora Graça Amorim

Vereadora Graça Amorim Foto: Reprodução

A vereadora Graça Amorim (Progressistas) protocolou nesta semana na Câmara Municipal de Teresina um Projeto de Lei que determina o envio virtual de informações para familiares de pacientes que estejam internados nos hospitais da rede pública, privada, hospital de campanha e UPAs em Teresina.

Conforme defende a parlamentar, o projeto apresentado é de grande relevância especialmente neste momento de isolamento social motivado pela pandemia mundial decorrente do Covid-19 . Já que após o diagnóstico do paciente, os encontros presenciais não podem ser realizados pelos familiares devido ao alto risco de contágio dos membros da família não infectados com a doença.

A vereadora explica que o projeto prevê a realização da visita virtual, mantendo o vínculo e apoio psicológico do paciente  durante sua internação. Para a realização da comunicação virtual, será necessário, no mínimo, um aparelho de telefonia móvel ou tablet com acesso à internet para uso comunitário na unidade de saúde. Nos casos em que os pacientes sejam internados inconscientes ou não saibam informar um contato de familiar ou pessoa próxima, deverá ser realizada a busca ativa por assistente social da unidade.

As informações devem ser enviadas todos os dias, ao término de cada dia, com a atualização sobre o estado de saúde do paciente. As informações devem ser enviadas, principalmente, via aplicativo de mensagem em formato de áudio, possibilitando a recepção das comunicações por pessoas que tenham dificuldade com leitura.

Dê sua opinião: