Câmara Teresina

Grávida de cinco meses, vereadora chora após ataques de defensores de carroceiros

Thanandra Sarapatinhas propôs a substituição gradativamente dos animais por veículos motorizados

No quinto mês de gestação, Thanandra resgata jumento ferido

No quinto mês de gestação, Thanandra resgata jumento ferido Foto: Reprodução/Instagram

A vereadora Thanandra Sarapatinhas, foi às redes sociais, na noite de segunda-feira (29), para reagir aos ataques de pessoas que ainda usam animais - burros, cavalos, éguas e mulas - como tração em carroças que usam para fretes na periferia de Teresina. Grávida, no quinto mês de gestação, Thanandra é defensora dos animais e apresentou um Projeto de Lei na Câmara Municipal propondo a substituição gradativamente dos animais por veículos motorizados.


"Sempre soube que a política e a luta pelos animais não são fáceis, mas estou determinada a não desistir", postou a vereadora nas redes sociais, junto com uma foto sua, com lágrimas nos olhos.


Thanandra chora após ataques nas redes sociais
Foto: Instagram

"Como mulher grávida, que carrega a vida da minha pequena Aurora, pensei em me calar para preservar a paz que exige uma gestação. É esse o motivo de tantas lágrimas. Só que como mãe, protetora de animais e vereadora não posso abrir mão disso. Não posso desistir. Não é fácil abrir meu coração e mostrar aqui o meu lado mais vulnerável. Hoje, venho a público, compartilhando esse registro, não só por mim, mas por uma causa que eu nunca desistirei de defender: o fim da exploração de burros e cavalos para tração em nossa cidade"  escreveu Thanandra no Instagram.

"Não sei se é pessoal, se é porque é ano de eleição e algumas pessoas acabam passando do tom. Mas, tenho sido atacada por dizer algo que é verdade. Quem defende a causa animal não pode concordar com o sofrimento que passam os animais de tração. Defendemos o fim. É inadmissível. Peço suas orações para que eu tenha a força necessária para enfrentar cada desafio que surge em meu caminho. Sempre soube que a política e a luta para ajudar os animais não são fáceis, mas, estou determinada a não desistir", acrescentou a vereadora, que é estudante de Medicina Veterinária e ativista pelos direitos dos animais.

Polêmicas relacionadas a mau trato e até morte de animais


Em maio de 2020, a vereadora Thanandra uma vizinha do seu sítio na Estrada da Usina Santana, zona rural de Teresina, pela morte de uma cadela.  A denúncia feita pela vereadora sobre a morte do animal foi investigada. O juiz Valdemir Ferreira Santos, da Central de Inquéritos de Teresina, determinou o arquivamento do inquérito policial por falta de provas. Em junho de 2023, Thanandra foi condenada a indenizar em R$ 25 mil, por danos morais, a vizinha a quem acusou de envenenar o animal.  A vizinha é a mesma a quem a vereadora acusou pela morte de Tião, no dia 4 de junho de 2023.


Thanandra com o seu cão Tião, encontrado morto com sinais de envenenamento no sítio da vereadora na Estrada da Alegria, em Teresina
Foto: Arquivo pessoal 

 

Fonte: Redação

Dê sua opinião: