Câmara Teresina

Evandro Hidd quer reabilitação ambulatorial de pacientes de Covid-19

A proposta do projeto de lei apresentado pelo vereador do PDT cuidar das sequelas da doença

Parlamentar é presidente estadual do PDT

Parlamentar é presidente estadual do PDT

Um grande número de pessoas que contraíram a Covid-19 sofre com sequelas seríssimas. Diante disso, o vereador Evandro Hidd (PDT) apresentou um Projeto de Lei que propõe a criação do Programa de Reabilitação Ambulatorial aos pacientes curados que desenvolveram sequelas decorrentes do Coronavírus no município.

Conforme o texto do PL 82/2021, o objetivo desse programa é garantir aos pacientes curados da Covid-19, o tratamento às sequelas desta infecção virótica através do oferecimento de serviços especializados de fisioterapia respiratória e motora, cardiologia, fonoaudiologia, clínica médica, pneumologia, psicologia, psiquiatria, assistência social e outros protocolos de saúde necessários.

"Observamos que esses pacientes que são internados no serviço público, que se submetem a esse tratamento da covid, ao sair do hospital, muitas vezes, não têm recursos para buscar esse tratamento, para buscar essa reabilitação”, explica o vereador.

O vereador Evandro Hidd ressalta que o acolhimento e atenção ao pós-Covid é fundamental e decisivo na recuperação do paciente. “Para muita gente, vencer a batalha contra a covid-19 não significa ter a saúde plenamente de volta. Muitas vezes, a doença deixa sequelas que comprometem a qualidade de vida. Acreditamos que a disponibilidade desses serviços especializados restaurem a saúde física e psicológica dessas pessoas”, explica Hidd.

Até a noite desta segunda (19), segundo dados da Prefeitura Municipal de Teresina, a cidade já havia registrado 82.234 casos de covid-19, com 70.005 pacientes recuperados.

Fonte: Assessoria parlamentar

Dê sua opinião: