Dudu desafia Lucy a comparar gestão da Saúde de Teresina com a do Estado

Em vídeo, o vereador Edilberto Borges, mais conhecido como Dudu, desafiou a deputada Lucy Soares, a fazer uma inspeção nos hospitais da rede estadual e municipal com o objetivo de comparar as estruturas.

Dudu desafia deputada Lucy a comparar gestão da Saúde do Estado com Município

Dudu desafia deputada Lucy a comparar gestão da Saúde do Estado com Município

O vereador Edilberto Borges (PT), mais conhecido como Dudu, saiu em defesa da gestão do Governo do Estado após críticas feitas pela deputada estadual Lucy Soares, que é casada com o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB). A deputada realizou na tarde da última quarta-feira (8),  uma visita de inspeção, onde constatou haver irregularidades nos hospitais do Governo do Estado que atuam na linha de frente no combate à pandemia do novo coronavírus. 

Conforme a denúncia da deputada, o Hospital de Campanha do Estado (HCE), mais conhecido como Hospital do “Verdão” possui 48 leitos a menos do que o anunciado pelo Governo. 

A deputada que é integrante da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Piauí, identificou outros problemas na estrutura,como a falta de ar comprimido e a utilização de camas inadequadas para atendimento dos pacientes, pois não possuem elevação de cabeceira e proteção lateral. 

“Os respiradores, que são instrumentos de fundamental importância para as pessoas internadas, também são inadequados. Devido à ausência de um sistema de canalização de gases, os respiradores são apenas de transporte, os mesmos usados por ambulâncias do Samu”, acrescentou Lucy.

Em vídeo publicado nesta quinta-feira (9) pelo vereador Dudu (PT),  o parlamentar saiu em defesa do Governo do Estado e decidiu desafiar a deputada Lucy Soares, e a convidou a parlamentar para fazer uma comparação entre as estruturas do Governo do Estado, com as administradas pela Prefeitura de Teresina. 


“Deputada Lucy, quero lhe desafiar, vamos juntos, no Hospital de Campanha do Verdão e depois vamos no Hospital de Campanha Pedro Balzi. Vamos juntos, ver as UTI’s do HPM, que vossa excelência está falando  e depois me mostre as UTI’ s do HUT.  Vamos juntos ver os leitos que foram ampliados do HGV, do Natan Portela e depois vamos lá no Pedro Balzi e na UBS, que vocês tiraram os oxigênios de estabilização dos pacientes. Não estão fazendo o seu papel mínimo que o de dar o medicamento necessário para a população pobre.  Vamos deputada Lucy, vamos fazer um balanço, mas vamos fazer juntos, vamos ser honestos e mostrar a realidade para os fatos para a nossa cidade [...] Tá aqui feito o desafio, meu telefone está disponibilizado, e você marca a hora e o dia para a gente fazer essa inspeção”, disse o vereador.

O parlamentar também cita o grande número de mortes registradas na capital e o fato da deputada sequer citar os dados. 

“Estamos em um momento onde cerca de 60% de óbitos por Covid-19 no Piauí se concentra em Teresina. A Prefeitura de Teresina deve assumir o erro de seu planejamento e gestão na condução e combate à pandemia. Relatos de que os hospitais de campanha de Teresina não foram feitos para serem usados nos causa um estarrecimento. A prefeitura precisa ter a humildade de dizer que errou em sua gestão e falar para a população que irá tentar acertar”, argumenta o parlamentar.

 Atualmente a cidade de Teresina possui 484 óbitos registrados, número que representa 55,7% do total de óbitos em todo o estado.

Dê sua opinião: