Câmara Teresina

Divulgado relatório anual de atividades da Prefeitura de Teresina

Firmino Filho apresenta mutas realizações de obras, projetos e políticas públicas em meio à pandemia

O prefeito Firmino Filho desenvolveu um sério trabalho no combate ao novo coronavírus

O prefeito Firmino Filho desenvolveu um sério trabalho no combate ao novo coronavírus

Mesmo com a crise de saúde que assolou os municípios brasileiros em 2020 por conta da pandemia do novo Coronavírus, o prefeito de Teresina, Firmino Filho, encerra seu último mandato com muitas realizações de obras, projetos e políticas públicas. Todas as ações desenvolvidas pelo município estão descritas no Relatório Anual de Atividades, divulgado nesta quarta-feira (30) pela Prefeitura e já encaminhado à Câmara Municipal.

"Trabalhamos muito em todas as esferas da governança municipal. Não houve setor da administração da capital que não tenha se envolvido nessa guerra. Em especial, os profissionais de saúde, homens e mulheres que merecem honras, homenagens e nossa gratidão eterna. Não há maneira de agradecer a essas pessoas, nem haverá, tamanha sua dedicação. Mas, além desses profissionais, muitos outros atuaram para manter Teresina de pé, resistindo, existindo, em todas as áreas”, destacou o prefeito.

Na sua mensagem, Firmino faz uma avaliação quantitativa e qualitativa das principais atividades desenvolvidas pela Prefeitura de Teresina em áreas estratégicas, mas especialmente na saúde. "Mais do que nunca, 2020 nos mostrou que um gestor não é responsável apenas por bens, patrimônios, objetos e logística. Mais do que gerir fundos e verbas, o que eles fazem, em essência, é gerir a vida dos cidadãos. As dificuldades foram imensas e a nossa prioridade foi salvar vidas. E, apesar de, infelizmente, mesmo assim termos perdido vidas irrecuperáveis, nossa capital se destaca no Brasil como uma das que melhores resultados conquistaram na guerra travada contra o vírus", acrescentou o prefeito.

Com o início da pandemia, as ações e serviços da Atenção Básica garantiram atendimento de síndrome gripal à 117.393 teresinenses. Foram destinadas Unidades Básicas de Saúde para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas gripais funcionando das 7h às 19h todos os dias, inclusive aos finais de semana e feriados.  Além disso, a Prefeitura de Teresina ampliou o número de leitos específicos para atender pacientes com Covid-19, instalou doi hospitais de campanha e adquiriu equipamentos, como 105 respiradores mecânicos para ampliar leitos de estabilização e de UTI.

Na área da educação, Teresina continua com o título de capital brasileira com o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Para conquistar o topo no ranking, a rede municipal passou por uma série de melhorias em infraestrutura nos últimos anos. De 2017 a 2020 foram construídos 20 Centros Municipais de Educação Infantil e quatro escolas de Ensino Fundamental. Além disso, mais de 55 unidades passaram por reformas e ampliações.

"Nossa grande meta na governança sempre foi dar condições às pessoas de Teresina para que possam sonhar, imaginar e construir seu próprio futuro. Para nós, isso sempre passou por dar às crianças e jovens a oportunidade de ter melhor educação possível - e temos a melhor Educação entre todas as capitais brasileiras", destacou o gestor municipal.

Após a reabertura econômica da cidade, com a redução dos casos de Covid, a Prefeitura pôde retomar várias obras que haviam sido paralisadas por causa da pandemia. Foram retomados investimentos para a construção de novas avenidas, asfaltamento, espaços de lazer, equipamentos públicos, mercados, pavimentação poliédrica. A gestão municipal também priorizou o planejamento e fecha o ano com contratos que somam mais de R$ 1 bilhão, recursos que serão aplicados nos próximos anos em vários setores.

“Cuidamos com carinho, responsabilidade, organização e planejamento. Agora, entregamos a cidade ao futuro que, evidentemente, não sabemos como será. Mas entregamos uma Teresina que está pronta para o futuro, que será melhor pelo muito que já conquistamos. Uma cidade que seguiremos amando”, finalizou o prefeito Firmino Filho em sua mensagem aos vereadores.

Fonte: Ascom/PMT

Dê sua opinião: