Câmara Teresina

Dia Internacional da Mulher é lembrado com sessão na Câmara Municipal de Teresina

A homenagem às mulheres foi proposta pela vereadora Pollyanna Rocha

A vereadora Pollyanna Rocha discursa no Dia Internacional da Mulher

A vereadora Pollyanna Rocha discursa no Dia Internacional da Mulher Foto: CMT

O Dia Internacional da Mulher foi lembrado na sexta-feira (12), na Câmara Municipal de Teresina. Presentes a defensora pública, Lia Medeiros; a delegada de Polícia e diretora do Departamento Estadual de Proteção à Mulher, Bruna Verena; a vereadora Poliana Rocha, presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher; Tatinane Seixas, presidente Municipal do Conselho de Direitos das Mulheres; Cleide Cristina, a coordenadora de Estado de Políticas para as Mulheres (CEPM), Zenaide Lustosa, e a secretária Municipal de Mulher, Karla Beger.

Durante a sessão, a coordenadora Zenaide Lustosa destacou a importância dos municípios de fortalecerem a rede de atendimento às mulheres e a importância das políticas serem realizadas de forma integrada.  “As mulheres, para avançar nas políticas, precisam receber, desta casa, emendas parlamentares para que tenhamos condições de executar os projetos. Precisamos também falar dos municípios por meio do fortalecimento das políticas para as mulheres” destaca Zenaide Lustosa.

“Durante a pandemia tivemos um aumento da violência doméstica, tendo 3.500 registros de violência doméstica nas delegacias de mulheres e percebemos que mesmo diante da situação da Covid-19, as mulheres denunciaram, mas o número não reflete a realidade ainda. Precisamos intensificar as ações de enfrentamento à violência durante o ano com projetos e ações que levem às mulheres a terem autonomia econômica e empoderamento para que a mulher quebre o ciclo de violência antes mesmo de intensificar a violência” pontou a delegada de Polícia Civil do Estado do Piauí, que também é titular da Delegacia de Feminicidio, Bruna Fontenele.

A sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, realizada pela Câmara Municipal de Teresina (CMT), foi proposta pela vereadora Pollyanna Rocha. “Objetivando enaltecer as mulheres, relembrar os motivos pelos quais a data foi criada e debater temáticas e políticas públicas de interesse das mulheres no município de Teresina.

O


Para a Vereadora Pollyanna Rocha, o Dia Internacional da Mulher é uma data que relembra tudo que foi conquistado, mas é um dia de luta para modificar ainda mais a história das mulheres e de trabalho para alcançar o lugar que o sexo feminino merece na sociedade, com igualdade de direitos, respeito e fim da violência. “Um dia chegaremos no lugar que merecemos. Vamos continuar lutando por isso”, destacou.

Durante a Sessão Solente, Pollyanna Rocha adiantou que protocolou um Projeto de Lei que deverá instituir o Programa Municipal de Enfrentamento ao Feminicídio. O PL deverá passar em Plenário na próxima semana.

“Levantaremos esta discussão e vamos trabalhar para que o PL seja aprovado. Nossa intenção, através deste projeto, é estimular parcerias para criar uma extensa rede de prevenção e combate a todas as formas de violências contra as mulheres. O feminicídio precisa ser extirpado da nossa sociedade”, disse a vereadora.

Fonte: Assessoria

Dê sua opinião: