Domingão: Fábio Novo e Rafael Fonteles tomam café da manhã no Mercado do Mafuá
O governador em exercício do Piauí, Themístocles Filho, participou, na sexta-feira (17), da sessão solene da Câmara de Teresina para concessão do título de cidadão teresinense ao ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. Na oportunidade, o ministro estabeleceu parceria com o parlamento municipal para expandir o atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na capital.
O termo de cooperação foi assinado pelo ministro e pelo presidente da Câmara, vereador Enzo Samuel, proponente do título de cidadão teresinense a Carlos Lupi. O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, também marcou presença no momento solene.
Com o acordo, os teresinenses poderão ter acesso facilitado aos serviços do INSS, tais como os de abertura de solicitação para aposentadoria, pensão e auxílio-doença e Benefício de Prestação Continuada (BPC). A população também poderá consultar e atualizar dados nos sistemas, como o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
Nessa quinta-feira (16), Themístocles Filho assinou um protocolo de intenções para celebração de acordo de cooperação técnica (ACT) entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Governo do Piauí. O acordo prevê a cessão de estruturas do Estado em municípios do interior, para uso do INSS, possibilitando, assim, o acesso dos segurados sem necessidade de deslocamento a Teresina ou outros centros.
Themístocles destaca que este é um momento importante para Teresina e todo o Piauí. “O ministro traz algo de importante para o Piauí e que muita gente não sabe. Ele, com o governo Lula, injeta mais de um bilhão de reais em benefícios. E ele está trabalhando para diminuir as filas de quem quer receber. Estou vindo aqui em meu nome e do governador Rafael Fonteles para lhe dar um abraço”, comenta o vice-governador.
Lupi agradeceu a homenagem e garantiu esforço para dar mais celeridade aos processos do INSS. “Estou aqui com esse título e isso me enche de orgulho. É um presente para a vaidade. É uma nova certidão de nascimento. Sou um jovem teresinense. Este ânimo me deixa cada vez mais forte porque o ser humano é assim porque vive de sentimentos. Meu papel é amar esta terra, muito obrigado”, finaliza o gestor.
Dê sua opinião: