Câmara Teresina

Câmara Municipal de Teresina concedeu cidadania a falso cônsul preso na Bahia

O preso, que se diz empresário, tem 13 CPFs diferentes em seu nome

O falso cônsul commo vereador na Câmara Municipal de Teresina

O falso cônsul commo vereador na Câmara Municipal de Teresina Foto: Assessoria

O empresário Adailton Maturino dos Santos foi preso ontem (19) pela Polícia Federal em Salvador/BA, no âmbito da Operação Faroeste, por suposta participação no esquema de venda de decisões no Tribunal de Justiça da Bahia. O suspeito é o mesmo homenageado pela Câmara Municipal de Teresina, que concedeu, no ano passado, a cidadania teresinense ao empresário.

A iniciativa da homenagem foi do vereador Aluísio Sampaio (Progressista) “pela especial atenção que tem dispensado a cidade de Teresina envidando esforços no sentido de instalar o Consulado de Guiné Bissau”.

Na justificativa, Aluísio Sampaio destaca que o empresário tem “aptidão para administrar no sentido de planejar estrategicamente as ações, mediar crises, articular acordos e incentiva a busca de soluções; era Doutor Honoris Causa de Gestão de Direitos Humanos e havia indicado o advogado piauiense Juarez Chaves Júnior como vice-cônsul da Guiné Bissau.

Faroeste caboclo - A Operação Faroeste cumpriu ontem (18) quatro mandados de prisão temporária e 40 mandados de busca e apreensão em gabinetes, fóruns, escritórios de advocacia, empresas e nas residências dos investigados, suspeitos de integrar um esquema de corrupção que envolve magistrados e servidores do Tribunal de Justiça da Bahia. Advogados e produtores rurais são investigados por atuar juntos na venda de decisões para legitimar terras griladas no território baiano.

O mesmo empresário e dois advogados foram presos em 19 de novembro de 2014 pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado – Greco,  acusados de pagar propina para uma faxineira que prestava serviços de limpeza na Corregedoria Geral de Justiça em troca de um processo administrativo que comunicava irregularidades em procedimento em tramite na 2ª Vara Cível da Comarca de Teresina.

CPFs falsos - O Ministério Público Federal (MPF) acusa Maturino de falsidade ideológica, suspeita de queima de arquivo e aponta que o falso cônsul possui 13 (treze) CPF´s em seu nome e possui apenas uma carteira de estagiário da OAB, que atualmente está cancelada. Maturino é acusado de ter relação com José Valter Dias, um borracheiro que se tornou grande latifundiário de forma repentina e afirmava ser dono de área equivalente a cinco vezes o tamanho de Salvador. O Ministério das Relações Exteriores informou que o Governo Brasileiro não designou Adailton e nem sua esposa, Geci, para nenhuma embaixada.

Fonte: Redação

Dê sua opinião: