Câmara Teresina

Câmara cria Frente Parlamentar de Proteção e Defesa dos Animais

Luís André é o presidente da Frente e pretende trabalhar com a participação das entidades ligadas aos animais

O vereador Luís André se reuniu com representantes de entidades protetoras dos animais

O vereador Luís André se reuniu com representantes de entidades protetoras dos animais

A Câmara dos Vereadores de Teresina criou a Frente Parlamentar de Proteção e Defesa dos Animais. O requerimento apresentando a proposta foi do vereador Luís André (PSL). O parlamentar assumiu a presidência da Frente.

Os vereadores já apresentaram emendas destinando recursos para a implementação de políticas públicas para divulgação e proteção dos animais domésticos. Já está certo o valor de 150 mil reais. O vereador Luís André se comprometeu de destinar 50 mil reais.

O presidente da Frente Parlamentar de Proteção e Defesa dos Animais considera que os animais são portadores de direitos inerentes à sua natureza de ser vivo e de indivíduos de uma determinada espécie.

“Hoje, em Teresina existem quase 150 mil cães e gatos. Este é o número estimado pelo primeiro Censo Animal, divulgado em 2019 pelo Centro de Zoonoses de Teresina. A pesquisa teve como objetivo dimensionar a população canina e felina do município e utilizar os dados obtidos para fomentar campanhas educativas e de saúde. A pesquisa aponta um total de quase 149 mil animais na cidade, dos quais cerca de 112 mil são cães e, aproximadamente, 36 mil são gatos, entre domiciliados, semidomiciliados e animais de rua”, falou Luís André.

Com base nestes dados se tem uma média de um cão para cada 7,7 habitantes da capital e um gato para cada 23,23 teresinenses. O censo animal, coloca que 47,1% das residências em Teresina possuem um pet, sendo 37,6% com cachorros e 14,7% com felinos.

Segundo Luís André, o “número de animais é elevado, portanto requer o avanço das políticas públicas para a causa animal. Assim, através da criação dessa frente parlamentar a nossa capital entrará em uma nova era de discussões, pois o legislativo municipal dará um grande passo junto a sociedade”.

Conheça um pouco da história do Bariri!


Dê sua opinião: