Câmara Teresina

Caio Bucar quer incentivar desempenho escolar por meio da meditação

Vereador apresentou projeto que foi aprovado pela Câmara Municipal e agora segue para a sanção do prefeito Firmino Filho

Vereador acredita no incentivo da inteligência emocional

Vereador acredita no incentivo da inteligência emocional

A Câmara Municipal de Teresina aprovou na última quarta-feira (23) o projeto do vereador Caio Bucar (Republicanos) visando aprimorar o processo educativo nas escolas por meio do desenvolvimento da meditação e da inteligência emocional.  O projeto tem como público-alvo tanto professores como alunos.

Ao justificar a iniciativa, o vereador destaca que comprovadamente a meditação é uma técnica que desenvolve habilidades como a concentração, tranquilidade e foco no presente, trazendo inúmeros benefícios para seus praticantes, especialmente no que concerne a questão do aprendizado.

“Podemos elencar como benefícios da meditação, comprovados pela ciência, a redução do estresse, controle da ansiedade, melhora de sintomas depressivos, da autoestima,  bem como aumento no tempo do foco em determinado tema e redução da perda da memória relacionada a idade. Dentro desse contexto temos os benefícios da meditação infantojuvenil na saúde mental das crianças e adolescentes, prática que promove o fortalecimento da saúde emocional e traz ótimos resultados quando incorporada à rotina familiar e esolar”, afirma o vereador

Segundo Caio Bucar os benefícios da meditação na escola foram comprovados  por  meio de pesquisas. No ano de 2012, um estudo realizado na Califórnia comparou alunos que praticavam meditação  co  os que não praticavam . “Foram cerca de 800 alunos e 50 professores analisados e o resultado mostrou que ocorreu melhora expressiva naqueles que meditavam, com aumento do foco, controle emocional, compaixão e participação nas aulas”., afirma Caio Bucar.

O projeto segue agora para sanção do prefeito Firmino Filho.

Dê sua opinião: