Câmara Teresina

Antonio Neto afirma desconhecer um avanço da sociedade sem a participação da OAB

Secreetário representou a governadora Regina Sousa na sessão solene na Câmara Municipal de Teresina

Secretário Antonio Neto na Câmara Municipal de Teresina

Secretário Antonio Neto na Câmara Municipal de Teresina Foto: Ascom/SEGOV

O secretário de Estado de Governo, Antonio Neto, representou a governadora Regina Sousa na sessão solene pelos 90 anos da Ordem dos Advogados do Brasil, secção do Piauí, na manhã desta segunda-feira (25), na Câmara Municipal de Teresina. A homenagem foi proposta pela vereadora Fernanda Gomes (Solidariedade).


Antonio Neto afirmou que desconhece uma luta democrática, um avanço da sociedade, que a OAB não tenha participado.


“Para que o País pudesse superar a ditadura e instalar a constituição cidadã, a OAB sempre se fez presente. A OAB não é importante só na defesa dos profissionais do Direito, das prerrogativas dos advogados e advogadas, mas é fundamentalmente importante para a vida do país. Nós não conhecemos, ao longo desses anos todos, nenhuma luta democrática, nenhum avanço da sociedade, sem que a OAB não tenha participado”, pontuou.


O secretário lembrou que a Ordem dos Advogados do Brasil sempre defendeu as garantias sociais e o estado democrático de direito. “Queria aproveitar o momento, em nome do Governo do Estado, aqui representando a governadora Regina Sousa, saudar a OAB-Piauí, a OAB nacional aqui presente. Dizer que nós somos resultado de um processo histórico. A OAB tem que trabalhar sempre nessa linha: olhar para o passado, viver o presente e ter sempre uma perspectiva de futuro, de participação na luta pelas garantias da sociedade, de direitos, do estado democrático de direito, que seja capaz de favorecer cada vez mais aqueles que mais precisam”.


Finalizando, Antonio Neto parabenizou a Ordem dos Advogados do Brasil no Piauí pelos 90 anos de luta e a vereadora Fernanda Gomes pela iniciativa. “Parabéns àqueles que dirigem a OAB-PI e à vereadora Fernanda Gomes por essa excelente oportunidade de conhecermos um pouco mais da história da Ordem, aos parlamentares aqui presentes, que engrandecem esta Casa. Finalizo lembrando um poema do Drummond, que acho tem um pouco a ver com o trabalho dos advogados, que diz assim: “Lutar com palavras é a luta mais vã. Entanto lutamos, mal rompe a manhã. São muitas, eu pouco. Algumas, tão fortes como o javali”, citou Antonio Neto.


Palavra do presidente

O presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho Neto, lembrou que a Ordem comemora “90 anos de história e de lutas, 90 anos de muitas dedicações. Queremos uma democracia moderna e se há um profissional mais próximo do cidadão é o advogado ou advogada”.


Segundo Celso Barros Neto, são 16.300 advogados no Piauí, que fazem valer os direitos dos cidadãos, o respeito à dignidade humana. Em Teresina, são cerca de 11 mil advogados e advogadas, “um verdadeiro exército do bem”.
“Celebramos esses 90 anos com muita alegria e satisfação de manter hasteada a bandeira de defesa da dignidade da pessoa humana”, acrescentou o presidente da OAB-PI.

Fonte: SEGOV

Dê sua opinião: