Câmara Teresina

Aluísio Sampaio defende a implantação de circuitos com sinalização nas ciclovias

Proposta pretende proporcionar aos adeptos do ciclismo uma maior segurança na prática esportiva

Aluísio Sampaio, presidente municipal do progressistas em Teresina.

Aluísio Sampaio, presidente municipal do progressistas em Teresina.

Em sessão ordinária realizada na última quarta-feira (19) data em que é celebrado o Dia do Ciclista, o presidente municipal do Progressistas, vereador Aluísio Sampaio fez um pronunciamento na tribuna onde sugeriu a implantação de circuitos com sinalização em avenidas de Teresina, que são utilizadas para a prática do ciclismo na capital. 

O vereador afirmou também que é necessário dar mais segurança aos usuários, e que muitas pessoas estão utilizando o rodoanel, trajeto que liga a BR-343 à BR-316  para essa prática esportiva.

Conforme a proposta, é necessário um acompanhamento da evolução da sociedade já que é notável o aumento da prática do ciclismo na capital. O vereador afirmou que muitas pessoas vem utilizando novas áreas da cidade para a prática esportiva. 

“Acho que a gente precisava fazer nessas avenidas novas, principalmente nas margens dos rios, um circuito com sinalização contendo quilometragem de cada trecho e, consequentemente, a diminuição da velocidade dos carros. Sou adepto desse esporte e pratico com frequência, mas me sinto inseguro no trânsito da cidade porque muitas vezes alguns motoristas não respeitam nem as motocicletas, quem dirá aos ciclistas", destacou Aluísio. 

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB) anunciou na data de ontem (19) a implantação de mais 23 quilômetros de ciclovia na capital . O projeto, orçado em cerca de R$ 3,6 milhões, foi concluído pela Semplan (Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação) e segue agora para a Superintendência de Trânsito (Strans), que abrirá licitação para execução das obras.

A proposta está em acordo com o plano diretor da capital, aprovado em 2015,  e nesta primeira etapa, fará a ligação entre todas as 4 zonas da cidade. Na etapa seguinte,  será implantada a rede cicloviária estrutural, com mais ramificações nos bairros, totalizando mais de 200 Km de ciclovias, se somadas com as ciclovias já existentes na cidade.

Dê sua opinião: