Ações do Vila Bairro Segurança são discutidas na zona Norte

A consulta pública foi realizada com as comunidades dos bairros do Complexo Lagoas do Norte

Vereador Samuel Silveira

Vereador Samuel Silveira

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) finalizou nesta sexta-feira (29) a consulta pública sobre o Programa Vila Bairro Segurança (VBS). O evento reuniu líderes comunitários, representantes de ONGs e movimentos sociais para discutir os resultados e buscar melhorias para o programa, que atende desde 2018 bairros do complexo Lagoas do Norte.

O secretário da Semcaspi, vereador licenciado Samuel Silveira, afirmou que a participação da população é de fundamental importância para que ações de combate a violência sejam avaliadas. "Toda vez que uma política pública é executada, obviamente buscamos resultados. E esses resultados nada mais são do que melhorias na qualidade de vida das pessoas. Para que esta melhoria seja atestada, a população precisa falar e o objetivo de estarmos aqui é ouvir", disse.

A Consulta Pública sobre o VBS começou nessa quinta-feira(28) na Casa Odilon Nunes e terminou nesta sexta-feira (29) no CENAJUS, e foi conduzido por representantes da Semcaspi e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, uma organização não-governamental que presta consultoria para a gestão da secretaria desde a implementação do programa e que vem acompanhando as ações através de pesquisas de opinião pública com a população da zona Norte de Teresina.

"Foi importante ouvir a população para subsidiar o monitoramento que precisamos fazer do VBS. Devemos entender o que as pessoas querem para poder linhar a política pública e atender os anseios da população. Muitas vezes se acredita que a violência é um problema das polícias, mas o município tem um papel muito importante porque pode promover ações integradas para agir nos territórios e atuar de forma preventiva, como é o que caso Vila Bairro Segurança", afirmou Cristina Neme, pesquisadora do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Segundo as pesquisas, as intervenções do Programa Vila Bairro Segurança mostraram que as ações desenvolvidas através do projeto têm gerado resultados positivos. Os dados mostram, por exemplo, que 62% dos entrevistados da zona Norte afirma que diminuiu a presença de crianças e adolescentes em bares com o início das blitzes e quase 80% das famílias entrevistadas relataram ter recebido notificação sobre a presença de seus adolescentes e crianças nestes locais.

O programa Vila Bairro Segurança foi lançado em fevereiro de 2018 e atualmente atua em 13 áreas da zona norte de Teresina, cobrindo uma população de milhares de pessoas. Durante esses pouco mais de 20 meses foram desenvolvidas desenvolvidos projetos que abarcam os eixos de proteção e prevenção, como o "Teresina Protege" e "Blitz Sufoco" e também "Educando para Prevenir", "Paz na Escola", "Meu Bairro é Vivo" e "Sou Capaz".

Fonte: Ascom

Dê sua opinião: