Alepi homenageia procuradora Ivaneide Assunção com título de cidadania piauiense
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, recebeu, nesta sexta-feira (22), o certificado de participação do I Curso Executivo de Políticas para Primeira Infância do Estado. A formação, promovida pela FGV Projetos em parceria com o Espaço Àra e a Fundação Van Leer, integra as ações do Pacto Pelas Crianças do Piauí, coordenado pela primeira-dama do Estado, Isabel Fonteles. Ao todo, 33 lideranças piauienses concluíram o curso.
“O curso capacitou gestores para fortalecer o planejamento e a execução de políticas voltadas à primeira infância, priorizando áreas como educação, saúde e assistência social. Na gestão do governador Rafael Fonteles, sob a liderança da primeira-dama Isabel Fonteles, investir na primeira infância é uma prioridade”, afirmou Bandeira.
A iniciativa visa qualificar lideranças estaduais para a implementação de políticas públicas intersetoriais voltadas a crianças de zero a seis anos, garantindo a inclusão desse público nas prioridades governamentais. "Este curso concretizou um sonho do Pacto pelas Crianças do Piauí. Nossa próxima etapa será voltada às lideranças municipais, seguida por capacitações destinadas aos agentes públicos que atuam diretamente com a população", destacou Isabel Fonteles.
Participaram da formação representantes de diversos órgãos, como o Executivo Estadual, Assembleia Legislativa (Alepi), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Senado Federal e imprensa.
Educação e primeira infância
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Pacto pelas Crianças, está ampliando suas ações voltadas à primeira infância. Entre as responsabilidades da Seduc estão a disponibilização de espaços para novas creches, fornecimento de equipamentos e apoio técnico ao Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC).
Por meio do PPAIC, a Seduc tem como objetivo assegurar que todas as crianças concluam o 2º ano do ensino fundamental alfabetizadas. Criado em regime de colaboração com os 224 municípios do estado, o programa abrange mais de 211 mil estudantes em 2.734 escolas.
A meta do Governo do Estado é alcançar, até 2030, 80% de alfabetização na idade certa. "O programa fortalece a base da educação infantil e é um marco para o regime de colaboração entre estado e municípios", concluiu Washington Bandeira.
Fonte: SEDUC
Dê sua opinião: