Municípios

Turismo de base comunitária é tema de reunião realizada pela Setur

O órgão tratou da promoção de ações junto às comunidades quilombolas e de povos originários do estado

Turismo de base comunitária é tema de reunião realizada pela Setur

Turismo de base comunitária é tema de reunião realizada pela Setur

As secretarias de Estado do Turismo (Setur), das Relações Sociais (Seres), da Agricultura Familiar (Saf) e do Agronegócio e Empreendedorismo (Seagro) se reuniram nesta sexta-feira (17) para tratar sobre o projeto Turismo Criativo. O projeto visa desenvolver, fortalecer e impulsionar o turismo de base comunitária no Piauí.

Dentre as pautas tratadas no encontro, a promoção de ações junto às comunidades quilombolas e de povos originários do estado. Dessa forma, tem-se a oportunidade de dinamizar as economias locais, contribuindo, assim, para o aumento da produção e a geração de renda das famílias envolvidas e o estímulo à visitação de turistas.

Segundo a diretora de Marketing da Setur, Késia Matos, a reunião foi o primeiro passo para que os órgãos possam desenvolver um trabalho em conjunto e assertivo. “Temos comunidades ricas em histórias e tradições que, certamente, vão despertar o interesse de turistas do mundo todo. O intuito da reunião foi apresentar isso: como o turismo de base comunitária, além de integrar esses povos à sociedade e fortalecer práticas sustentáveis, pode contribuir com o desenvolvimento do turismo local, econômico e culturalmente”, destaca a diretora.  

O Turismo Criativo integra as ações do programa "Piauí, Aqui Tem Turismo", lançado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo, em 2023.

Fonte: Setur

Dê sua opinião: