Municípios

Servidores estaduais participam de mais uma etapa de capacitação

O curso visa aprimorar as competências técnicas para a administração pública

Servidores estaduais participam de mais uma etapa de capacitação sobre gestão estratégica

Servidores estaduais participam de mais uma etapa de capacitação sobre gestão estratégica

Servidores do Governo do Estado concluíram o módulo 2 do curso de Formação Especializada em Estratégia – Gestão por Objetivos e Avaliação de Desempenho. O curso, voltado para superintendentes, diretores e servidores envolvidos no planejamento estratégico, visa aprimorar as competências técnicas para a administração pública.

Esta capacitação é resultado de uma parceria entre o Governo do Piauí, por meio da Secretaria do Planejamento (Seplan), a Escola de Governo (Egepi) da Secretaria da Administração (Sead), e o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa (ULisboa).

Essa etapa do curso, realizada de forma online, abordou temas importantes do processo estratégico, incluindo a formulação de missão, visão e valores organizacionais, análise e diagnóstico situacional, e definição de estratégias na administração pública. 

Foram explorados a definição de objetivos, metas e indicadores, e o desenvolvimento de instrumentos de monitoramento, avaliação, e planos de ação e controle de resultados. A abordagem integrou áreas funcionais, equipes e indivíduos, fortalecendo a coesão e a eficácia no planejamento.

Anteriormente, o primeiro módulo, realizado presencialmente em março, focou nos fundamentos do planejamento estratégico, realçando a importância dos indicadores, metas e objetivos. Em junho, também presencialmente, ocorreu a integralização dos conteúdos com a apresentação dos trabalhos finais dos participantes, consolidando o aprendizado e aplicação prática. 

Este curso é parte integrante do esforço para implementar o Centro de Inteligência do Estado e essencial para a capacitação e valorização dos servidores.

Fonte: SEAD

Dê sua opinião: