Municípios

Sempi apoia autonomia econômica das mulheres durante exposição

O evento, além de destacar o talento artesanal das mulheres, ofereceu oficinas e cursos direcionados a mulheres em situação de violência

Sempi apoia autonomia econômica das mulheres durante exposição na Casa da Mulher Brasileira

Sempi apoia autonomia econômica das mulheres durante exposição na Casa da Mulher Brasileira

A Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) participou, nesta terça-feira (9), de uma exposição na Casa da Mulher Brasileira de Teresina, em parceria com a Escola de Artesanato Toinha Vieira. O evento, além de destacar o talento artesanal das mulheres, ofereceu oficinas e cursos direcionados a mulheres em situação de violência, visando sua qualificação profissional e, consequentemente, fortalecendo sua autonomia econômica.

Andrea Bastos, coordenadora Estadual da Casa da Mulher Brasileira, enfatizou que essa parceria é importante para fortalecer a autonomia e a confiança das mulheres assistidas pela instituição.

A presidente da Associação de Mulheres Carnaubeiras do Piauí, Elisângela Pereira da Silva, expressou gratidão pelo convite para ministrar uma das oficinas. “Foi uma experiência maravilhosa de acolhimento. As mulheres mostraram um potencial incrível ao confeccionar uma bolsa numa manhã. Elas amaram a oficina e para mim foi extremamente gratificante participar e pretendo voltar para mais aulas, pois essas mulheres merecem essa oportunidade”, destacou Elisângela, reforçando o compromisso com o apoio mútuo entre mulheres.

Tamara Ramos, diretora da Escola de Artesanato Toinha Vieira, explicou o trabalho contínuo desenvolvido em colaboração com a Casa da Mulher Brasileira. O foco está na promoção da autonomia financeira das mulheres através de cursos, oficinas e certificações. 

“Realizamos um diagnóstico para avaliar as necessidades educacionais das mulheres atendidas, oferecendo desde a certificação do ensino médio até a profissionalização no programa de Artesanato Brasileiro. Isso possibilita que elas tenham acesso a benefícios e participem de feiras nacionais e internacionais”, explicou Tamara, sublinhando o impacto positivo dessas oportunidades na vida das mulheres.

A participação da Sempi nesta exposição celebra o talento artesanal das mulheres piauienses e reforça o compromisso do estado em apoiar iniciativas que promovam a independência econômica e a valorização do trabalho feminino.

Fonte: SEMPI

Dê sua opinião: