Municípios

Semarh realiza terceira edição do Encontro de Planejamento e Metas

O evento tem o objetivo de disseminar a cultura do planejamento e monitoramento dos compromissos do Governo do Estado, previsto no programa ECO Piauí

Semarh realiza terceira edição do Encontro de Planejamento e Metas

Semarh realiza terceira edição do Encontro de Planejamento e Metas

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) promoveu, nesta segunda-feira (27), a terceira edição do Encontro de Planejamento e Metas. O evento é uma iniciativa da pasta para a disseminação da cultura de planejamento e monitoramento dos compromissos do Governo do Piauí, previsto no programa ECO Piauí, para o público interno do órgão. Durante a programação, aconteceu a premiação aos colaboradores e equipes pelas entregas e resultados em 2023.

Participaram do evento, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira; Pedro Augusto, representante da Falconi, consultoria, contratada pelo Governo do Piauí para implantar o modelo de planejamento e monitoramento dos compromissos; e o deputado estadual Dr. Hélio Oliveira.

O secretário Daniel Oliveira compartilhou sua avaliação sobre os resultados obtidos pela pasta e o engajamento da equipe. "A equipe Semarh alcançou bons resultados para apresentar à sociedade piauiense. Acredito que em 2024 será ainda melhor", destacou. "Para o próximo ano, buscaremos fortalecer nosso trabalho mais internamente, para fortalecer os pilares da cooperação, porque a previsão é que em 2025 a Secretaria receba novos compromissos de governo, já que em 2024 prevemos a entrega de quase todos os compromissos sob nossa responsabilidade", completou o gestor.

Durante o evento, o secretário realizou duas apresentações ao público: a primeira, sobre o Panorama Geral dos Compromissos de Governo sob responsabilidade da Semarh, e a segunda sobre Hidrogênio Verde. A consultora Rochelle Martins apresentou o Monitoramento dos compromissos por meio de um aplicativo de gestão utilizado pela Semarh. E todos os diretores e coordenadores responsáveis pelos compromissos dos quatro eixos do ECO Piauí (Piauí no Clima, Bio Piauí, Hidro Piauí e Sustenta Piauí) também realizaram apresentações, sobre o trabalho realizado este ano e as ações previstas para 2024.

A Semarh é uma das secretarias estaduais com a maior quantidade de compromissos de governo sob a sua responsabilidade, sendo 14 compromissos ao todo. Em abril deste ano, a Secretaria apresentou aos seus colaboradores os compromissos e os grupos que iriam trabalhar em prol dos resultados de cada um deles. Durante os meses de abril e maio, as equipes estiveram empenhadas em montar os planos de ações dos compromissos.

Ainda em setembro, a Semarh conseguiu concluir e entregar dois compromissos importantes para o estado e, principalmente, para o povo do Piauí: o processo de certificação do Selo Ambiental e a concessão do ICMS Ecológico e o Projeto Piauí Pet Castramóvel, encaminhado por meio da criação da Coordenação de Proteção aos Animais. Em novembro, a Semarh entrega e conclui mais dois compromissos: reativação dos Conselhos de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental e lança o Programa ECO EducAÇÃO.

A programação desta segunda, contou ainda, com a premiação das melhores entregas e resultados de colaboradores e equipes. A premiação é um reconhecimento pelas ações de cada envolvido e teve seu resultado definido por meio de uma enquete realizada com todos os colaboradores da pasta.

Formaram o dispositivo de honra, além do secretário da pasta e do representante da Falconi: João Victor Oliveira, superintendente da Semarh; Jurema Chaves, diretora de Conservação da Biodiversidade; Felipe Gomes, diretor do Centro de Geotecnologias Ambientais e Gestão Florestal (CGEO), representando todos os auditores fiscais ambientais da Semarh; Rochelle Martins, consultora de Planejamento Estratégico e Gestão da pasta.

Confira os premiados pelas entregas e resultados de destaque em 2023:

1. Compromisso de Governo com maior visibilidade interna: fortalecer os instrumentos legais que possam tornar o poder público mais sustentável, consolidando iniciativas de compras públicas sustentáveis, de concessão do Selo Ambiental para os municípios e de regulamentação do ICMS Ecológico. 

Equipe responsável: Bruna Viera, Leila Freire, Danielle Vieira, Denise Araújo, Célia Santos, José Ribamar, Jose Neto, Ana Carolina Leal, Isabel Primo, Erick Rocha.

2. Projeto com maior resultado: Piauí Pet Castramóvel. 

Equipe responsável: Jurema Chaves, Ravena Figueiredo, Rita de Cássia, Anna Karoline Piauilino.

3. Melhor Performance Individual: Felipe Gomes, diretor do CGEO.

4. Destaque em Contribuição para a Equipe: Leila Freire.

5. Referência positiva para os colegas: Catharina Teixeira.

Fonte: Ascom Semarh

Dê sua opinião: