POLITICANDO

Secretário do Planejamento integra painel no Congresso Consad de Gestão Pública

No evento, foi anunciado que o Piauí tem avançado, conquistando o 7º lugar em potencial de mercado e a 10ª posição em educação

Secretário do Planejamento integra painel no Congresso Consad de Gestão Pública

Secretário do Planejamento integra painel no Congresso Consad de Gestão Pública

Ao lado do governador Rafael Fonteles, o secretário do Planejamento, Washington Bonfim, integrou o painel de palestrantes do Congresso Consad de Gestão Pública, realizado na quarta-feira (21), em Brasília. No evento, foi anunciado que o Piauí tem avançado, conquistando o 7º lugar em potencial de mercado e a 10ª posição em educação.


Washington Bonfim foi um dos painelistas do Ranking de Competitividade dos Estados e dos Municípios 2024, evento que integra o congresso realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e reuniu governadores e prefeitos.


Com o tema "Senso de Contribuição e Legado ao País", Washington destacou sua trajetória. “Tive a honra de participar do Conselho Nacional de Secretários de Administração, compartilhando minha experiência como ex-aluno do Master em Liderança e Gestão da Rede de Líderes. Esse programa proporcionou aprendizados e me conectou a uma rede de líderes públicos engajados”, afirmou, agradecendo ainda à organização Comunitas pelo apoio, que possibilitou essa jornada de aprimoramento profissional.


Piauí subiu duas posições no ranking


A 11ª edição do Ranking de Competitividade dos Estados avalia as 27 unidades federativas a partir de 86 indicadores, distribuídos em dez pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos estados brasileiros. Os pilares são: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação.


O Ranking de Competitividade dos Estados mostrou que o Piauí manteve a ascensão dos últimos anos, ganhando mais duas posições. O resultado mostra um processo contínuo de melhoria dos índices, já que em 2023, o Piauí já havia melhorado três posições em relação a 2022.




Os pilares em que o Piauí se saiu melhor foram potencial de mercado (onde ficou em 7º lugar, subindo quatro posições em relação ao ranking de 2023), e educação (10º, subindo duas posições) e solidez fiscal (13º, subindo duas).


Fonte: SEPLAN

Dê sua opinião: