Municípios

Secepi e Seduc iniciam preparativos para os Jogos Escolares Piauienses 2024

Os Jogos Escolares Piauienses terão início com seletivas através de torneios interclasses em escolas de 12 polos de ensino, alcançando os 224 municípios do Piauí

Secepi e Seduc iniciam preparativos para os Jogos Escolares Piauienses 2024

Secepi e Seduc iniciam preparativos para os Jogos Escolares Piauienses 2024

A secretária dos Esportes, Josiene Campelo, e o secretário da Educação, Washington Bandeira, estiveram reunidos, nessa terça-feira (6), para discutir a realização dos Jogos Escolares Piauienses (JEPIs) 2024. O torneio classifica os alunos-atletas para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), Jogos da Juventude e Paralimpíadas Escolares.

Durante o encontro, a equipe da Secepi apresentou o projeto detalhando metodologia, público-alvo e logística. De acordo com o planejamento, os Jogos Escolares Piauienses terão início com seletivas por meio de torneios interclasses em escolas de 12 polos de ensino, alcançando os 224 municípios do Piauí.

Estão previstas as etapas preparatórias com a execução dos Jogos Escolares Municipais do interior do estado, Jogos das Escolas Públicas Estaduais do Piauí, Jogos Escolares de Teresina, Olimpíadas das Escolas Particulares, Jogos dos Institutos Federais do Piauí e as etapas regionais dos Jogos das Escolares Piauienses (JEPIs).

De acordo com a secretária Josiene Campelo, o projeto apresenta todas as etapas com datas de realização de cada uma delas. “Nesse primeiro encontro, apresentamos o projeto para a equipe da Seduc, já que esse é um evento construído em parceria. Podemos anotar alguns pontos a serem ajustados e daremos início ao processo de seletivas ainda em fevereiro com a etapa municipal dos jogos”, disse.

Ainda segundo a secretária, os JEPIs são compostos de competições escolares classificatórias que são prerrogativas para a participação nas etapas estaduais e nacionais, com a participação de estudantes-atletas matriculados nas redes municipais, estaduais e particulares de ensino, incluindo pessoas com deficiência.

Poderão participar dos JEPIs, os alunos na faixa etária de 12 a 14 e de 15 a 17 anos das escolas públicas e particulares. E no caso das paralimpíadas, poderão participar alunos na faixa etária de 11 a 17 anos, também de escolas públicas e particulares.

Os Jogos Escolares Piauienses são realizados anualmente, proporcionando aos alunos das escolas piauienses oportunidade de vivenciarem a paz, a amizade e o bom relacionamento por meio de competições esportivas.

Fonte: SECEPI

Dê sua opinião: