Municípios

São João do Piauí adere ao programa Acredita no Primeiro Passo, do MDS, neste sábado

Programa visa oferecer oportunidades de qualificação profissional, acesso a crédito e apoio à criação de pequenos negócios, transformando a vida de milhares de brasileiros

São João do Piauí adere ao programa Acredita no Primeiro Passo, do MDS, neste sábado (29)

São João do Piauí adere ao programa Acredita no Primeiro Passo, do MDS, neste sábado (29)

Em busca de promover a inclusão social e o desenvolvimento econômico, a cidade de São João do Piauí faz a adesão ao programa Acredita no Primeiro Passo neste sábado (29). Essa iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, em parceria com estados, municípios e a iniciativa privada, visa oferecer oportunidades de qualificação profissional, acesso a crédito e apoio à criação de pequenos negócios, transformando a vida de milhares de brasileiros.

A solenidade acontecerá no Centro Educacional Elisa Modesto Amorim, localizado no bairro Travessia Pedro Borges, com a presença do ministro Wellington Dias, do prefeito Ednei Amorim e do presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara.

O programa Acredita no Primeiro Passo é o conjunto articulado de iniciativas do Governo Federal em parceria com Estados, prefeituras, organizações públicas, iniciativa privada e da sociedade civil com o objetivo de desenvolver estratégias de empregabilidade e empreendedorismo que permitam a autonomia financeira de pessoas inscritas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas do Governo Federal).

Essas estratégias passam por ações, planos e programas que incentivam a qualificação profissional e a inserção dos cidadãos no mercado de trabalho. Além disso, prevê a ampliação do acesso ao microcrédito produtivo e apoio para a estruturação de negócios sustentáveis para as famílias em situação de baixa renda e vulnerabilidade social.

Segundo dados do Sebrae, dos 15,5 milhões de MEIs no Brasil, 4,6 milhões estão inscritos no CadÚnico, e metade deles recebe o Bolsa Família. No Piauí, 958 901 famílias – o que corresponde a mais de 2,2 milhões de pessoas – estão inscritas no CadÚnico. Delas, 596 265 são beneficiárias do Bolsa Família. Além disso, o estado tem, atualmente, 721 015 famílias, ou 1,8 milhões de pessoas de baixa renda (de até meio salário mínimo).

Na segunda-feira passada (25), o estado da Bahia assinou a adesão ao programa. Na ocasião, o ministro Wellington Dias ressaltou a importância dessas iniciativas desenvolvidas em parceria. “Por meio do Programa Acredita, queremos dar as mãos para milhões de pessoas da Bahia e do Brasil, para que possam superar a pobreza. São pessoas que querem um crédito com taxa de juros baixas e, com ele, estruturar um negócio”, explicou Wellington Dias. 

Fonte: CCOM

Dê sua opinião: