Alepi homenageia procuradora Ivaneide Assunção com título de cidadania piauiense
Em busca de promover a inclusão social e o desenvolvimento econômico, a cidade de São João do Piauí faz a adesão ao programa Acredita no Primeiro Passo neste sábado (29). Essa iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, em parceria com estados, municípios e a iniciativa privada, visa oferecer oportunidades de qualificação profissional, acesso a crédito e apoio à criação de pequenos negócios, transformando a vida de milhares de brasileiros.
A solenidade acontecerá no Centro Educacional Elisa Modesto Amorim, localizado no bairro Travessia Pedro Borges, com a presença do ministro Wellington Dias, do prefeito Ednei Amorim e do presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara.
O programa Acredita no Primeiro Passo é o conjunto articulado de iniciativas do Governo Federal em parceria com Estados, prefeituras, organizações públicas, iniciativa privada e da sociedade civil com o objetivo de desenvolver estratégias de empregabilidade e empreendedorismo que permitam a autonomia financeira de pessoas inscritas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas do Governo Federal).
Essas estratégias passam por ações, planos e programas que incentivam a qualificação profissional e a inserção dos cidadãos no mercado de trabalho. Além disso, prevê a ampliação do acesso ao microcrédito produtivo e apoio para a estruturação de negócios sustentáveis para as famílias em situação de baixa renda e vulnerabilidade social.
Segundo dados do Sebrae, dos 15,5 milhões de MEIs no Brasil, 4,6 milhões estão inscritos no CadÚnico, e metade deles recebe o Bolsa Família. No Piauí, 958 901 famílias – o que corresponde a mais de 2,2 milhões de pessoas – estão inscritas no CadÚnico. Delas, 596 265 são beneficiárias do Bolsa Família. Além disso, o estado tem, atualmente, 721 015 famílias, ou 1,8 milhões de pessoas de baixa renda (de até meio salário mínimo).
Na segunda-feira passada (25), o estado da Bahia assinou a adesão ao programa. Na ocasião, o ministro Wellington Dias ressaltou a importância dessas iniciativas desenvolvidas em parceria. “Por meio do Programa Acredita, queremos dar as mãos para milhões de pessoas da Bahia e do Brasil, para que possam superar a pobreza. São pessoas que querem um crédito com taxa de juros baixas e, com ele, estruturar um negócio”, explicou Wellington Dias.
Fonte: CCOM
Dê sua opinião: