Municípios

Reconhecimento e emoção marcam 6ª noite do aniversário do Theatro 4 de Setembro

Entrega do Troféu 130 Anos – "Ano Rosalina de Sousa" celebrou aqueles que, com sua trajetória e contribuição, ajudaram a construir a rica história do teatro

Reconhecimento e emoção marcam 6ª noite de comemorações do aniversário do Theatro 4 de Setembro

Reconhecimento e emoção marcam 6ª noite de comemorações do aniversário do Theatro 4 de Setembro

Na noite de ontem (4), o Theatro 4 de Setembro foi palco de momentos memoráveis que tocaram o coração de todos os presentes. Durante a celebração do aniversário de 130 anos deste ícone da cultura piauiense, personalidades que deixaram um legado para a história do teatro e da comunidade cultural local foram homenageadas com o Troféu 130 Anos – "Ano Rosalina de Sousa".

A entrega do troféu, marcada por emoção e reconhecimento, celebrou aqueles que, com sua trajetória e contribuição, ajudaram a construir a rica história do Theatro 4 de Setembro. Entre os homenageados, o destaque foi para Dona Rosa (Rosalina de Sousa), a primeira camareira oficial do Theatro. Dona Rosa dedicou 24 anos de sua vida aos bastidores desse palco histórico, tornando-se uma figura indispensável para o bom funcionamento dos espetáculos que ali se realizaram.


Sua jornada começou após a grande reforma do teatro, realizada pelo governador Alberto Silva entre 1971 e 1975. Com a reabertura, o ator e diretor Tarciso Prado convidou Dona Rosa para integrar a equipe, onde se tornou a primeira camareira oficial do Theatro 4 de Setembro, abrindo portas para outras mulheres que seguiram seus passos. Dona Chiquinha, Toinha Alves e Rosângela Borges foram algumas das que vieram depois, contribuindo com o mesmo zelo e dedicação.

Ao longo da noite, a emoção tomou conta da plateia e dos homenageados, especialmente durante o corte do bolo comemorativo pelos 130 anos do Theatro, um dos momentos mais esperados da celebração.

E ainda durante a noite, o público foi agraciado com o espetáculo "Norma", estrelado por Nívia Maria e  Rainer Cadete. A apresentação atraiu uma plateia lotada, reafirmando a importância do Theatro 4 de Setembro como um dos maiores centros culturais do Piauí.

"Esta noite representa o verdadeiro espírito do Theatro 4 de Setembro: uma casa de cultura, de história e, acima de tudo, de pessoas. Cada uma das personalidades que homenageamos com o Troféu 130 Anos tem um papel importante nessa história, e ninguém melhor para simbolizar essa dedicação do que Dona Rosa, que dedicou sua vida aos bastidores e ao cuidado com esse palco que tanto nos orgulha. Que o legado dessas mulheres e de tantos outros seja sempre lembrado e celebrado. Nosso Theatro vive há 130 anos, e continuará a viver, graças a essas pessoas que nos ensinam o valor da arte, da cultura e da comunidade", pontuou João Vasconcelos, diretor do Theatro 4 de Setembro.

Fonte: Cultura

Dê sua opinião: