Municípios

Rafael Fonteles destaca avanços das Parcerias Público-Privadas em visita à Nova Ceasa

Rafael defende as PPPs como estratégias eficazes e resolutivas de gestão pública

Rafael Fonteles observa agilidade da vendedora de abacaxi na Nova Ceasa

Rafael Fonteles observa agilidade da vendedora de abacaxi na Nova Ceasa Foto: Divulgação/Assessoria

O pré-candidato a governador pelo PT, Rafael Fonteles, visitou nesta quarta-feira (20) a Nova Ceasa, acompanhado da ex-superintendente de Parcerias Público-Privadas do Piauí, Viviane Moura, e do diretor-presidente da empresa, James Andrade. Além de conversar com feirantes e clientes, a visita teve como objetivo conferir in loco como funciona um dos casos de maior sucesso de PPP do Piauí, que foi escolhida pela ONU (Organização das Nações Unidas) como a melhor do mundo.

Rafael defende as Parcerias Público-Privadas como estratégias eficazes e resolutivas de gestão. “Com a PPP, o patrimônio continua público, mas recebe investimentos privados e avança bastante na prestação dos serviços. Realmente vemos uma melhora substancial no atendimento da Ceasa. Prova disso é que a grande maioria dos feirantes e clientes testemunham essa melhoria na limpeza, organização, segurança e ampliação. O povo de Teresina ganhou muito com essa estratégia de PPP, não à toa ela foi premiada e considerada a melhor do mundo”, disse.

O pré-candidato ainda pontuou um desafio incluído no seu plano de governo para a Nova Ceasa: o aumento da comercialização de itens da produção local. “Precisamos ampliar a produção local, para que os produtos vendidos aqui sejam produzidos no Piauí. Um dos feirantes relatou que o tomate ainda é trazido do Ceará ou da Bahia, mas disse que já começa a chegar tomates de Conceição do Canindé, interior do Piauí. O que queremos é expandir para que mais da metade da produção comercializada aqui seja local, gerando ainda mais emprego e renda para o homem e a mulher do campo”, acrescentou Rafael.

 



Para Valdirene Viana, feirante da Ceasa há mais de 30 anos, a PPP chegou para beneficiar os feirantes e clientes. “Apesar do aumento das taxas, o ganho que tivemos com essa PPP não se compara. Tinha muito roubo de mercadoria, desperdício de comida, sujeira, e após a parceria, houve melhorias na segurança, estacionamento, limpeza e banheiros, além de ter gerado empregos para muita gente. O local continua sendo ampliado e acredito que vai beneficiar mais pessoas. A maioria dos clientes e feirantes elogia, realmente é uma iniciativa de sucesso”, relatou.  

MAIS EMPREGOS - Com a PPP, mais de 5 mil empregos diretos e indiretos foram gerados na Nova Ceasa. Atualmente, o local recebe cerca de 10 mil pessoas por dia. “É muito gratificante ver que a estratégia dá resultados e beneficia o povo, que as pessoas estão satisfeitas e que têm orgulho do local em que trabalham. Aqui temos pequenos e grandes produtores, consumidores, atacadistas, varejistas, ou seja, um mar de pessoas que agora trabalham com boas condições e dignidade”, pontuou Viviane Moura.

A Nova Ceasa também é responsável pela alimentação de milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade. O Banco de Alimentos foi criado em 2018 com o objetivo de captar, triar e distribuir gêneros alimentícios para entidades que atendem comunidades carentes. Desde a implantação do banco, toneladas de alimentos, dentre frutas, verduras, legumes e cereais são arrecadados para as entidades cadastradas, entre creches, abrigos, comunidades terapêuticas e programas educacionais.


Agenda

Na quinta-feira (21) o pré-candidato Rafael Fonteles se encontra com representantes da Associação  Down The Amo, às 9h, para discutir políticas públicas voltadas às pessoas com Síndrome de Down. Será na sede da Associação, na Av. João XXIII, 2309, Jóquei.

Às 17h, participa de encontro com profissionais de enfermagem, no Gran Hotel Arrey, rua Jaime da Silveira, 433, São Cristóvão.

A partir de 18:30h Rafael também participa de encontro com os Povos de Terreiro para discutir com entidades de matriz africana sobre direito de expressão e manifestação, organização política e outros temas que contribuam para aperfeiçoamento do Plano de Governo. Será no Centro de Eventos Sucesso, rua Anísio de Abreu, 82, centro.

Às 20h, participa de encontro organizado pela pré-candidata a deputada federal Viviane Moura. Será na WA Distribuidora, localizada na rua Murilo Braga, 721, Vermelha.

Fonte: Divulgação/Assessoria

Dê sua opinião: