Municípios

Quitanda da Agricultura Familiar leva produtos a clientes da Canadá Veículos

Projeto da Secretaria da Agricultura Familiar incentiva a comercialização de produtos em Teresina

Projeto da Secretaria da Agricultura Familiar incentiva a comercialização de produtos em Teresina

Projeto da Secretaria da Agricultura Familiar incentiva a comercialização de produtos em Teresina Foto: SAF

 A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) realizou, neste sábado (6), uma edição da Quitanda da Agricultura Familiar na concessionária Canadá Veículos, que fica localizada no bairro São Cristóvão, na zona Leste de Teresina. Com a ação, clientes e funcionários da concessionária puderam ter acesso a produtos saudáveis produzidos por agricultores familiares de Teresina e entorno.


O diretor de Parcerias Empresariais da SAF, Tiago Patrício, ressaltou que se trata do início de uma parceria com o grupo, e que pode beneficiar e aumentar ainda mais a visibilidade do projeto Quitanda. 


“A gente está aqui hoje na Canadá Veículos, o início de uma grande parceria com o Grupo Meio Norte, que está sendo um sucesso. Nós estamos com a apresentação de cinco grupos da nossa grande Teresina, da agricultura familiar, e além desses grupos estamos também com o pessoal da economia criativa, que são duas floriculturas que trabalham em parceria em consonância com alguns grupos da agricultura familiar, agregando muito a nossa quitanda”, disse.


A coordenadora de marketing da Canadá Veículos, Elísia Karinna Sousa, apontou como esta parceria poderá ser útil tanto para os clientes como para os colaboradores da empresa, que podem adquirir
produtos saudáveis.“Quando a gente pensou em fazer um evento aqui na loja, nós pensamos na Quitanda pela sua própria função, que é trazer os produtos locais para perto da comunidade, e aí como nós temos um espaço maravilhoso aqui na loja, foi pensando nisso que a gente convidou, para que fosse apresentado para os nossos colaboradores produtos naturais, produtos feitos, cultivados da agricultura familiar,” pontuou.


quitanda canada 2.jpg



Com a Quitanda da Agricultura Familiar expandido para mais espaços, o objetivo é que alcance mais pessoas, e elas conheçam o trabalho e os produtos dos agricultores familiares. Foi através da divulgação da feira nas redes sociais que o Gabriel Menezes passou a ter contato pela primeira vez hoje com a feira.


“Eu descobri a feirinha através das redes sociais, e está tudo muito bem organizado. Todos os produtos de ótima qualidade, o pessoal está de parabéns, é um orgulho da gente ver isso daqui, as pessoas produzindo com produtos da terra, então é uma felicidade muito grande”, disse.


Quitanda em diferentes espaços


Com a Quitanda na Canadá Veículos, a SAF amplia o projeto em empresas. Atualmente, existe uma parceria com a TV Clube, onde existem as feirinhas para comercialização dos produtos nas quintas-feiras. Também há uma parceria com o supermercado Carvalho Super, onde produtos são vendidos em lojas de Teresina e Parnaíba, mas com o objetivo de expandir para todas as lojas do estado. 

Aos sábados, o projeto também conta com a comercialização em cinco condomínios de Teresina, onde os produtores comercializam seus produtos aos condôminos.



Quitanda da Agricultura Familiar na Feirinha Verde, na UFPI



Além disso, a Quitanda tem edições em feiras maiores, como a Feirinha Verde, que acontece aos domingos quinzenalmente na Universidade Federal do Piauí (UFPI), e na Feira Oxente, que acontece na mesma frequência, em alternância à Feirinha Verde, na Praça da Vilmary. Neste caso, as feiras são abertas ao público.


O objetivo da Quitanda da Agricultura Familiar é aumentar a renda dos produtores por meio do incentivo à comercialização de produtos no mercado convencional.

Fonte: SAF

Dê sua opinião: