Municípios

Quatro hospitais de Teresina estão com 100% de ocupação de UTI para Covid-19

O Hospital Natan Portela está com 94% das UTIs ocupadas, segundo a Secretaria de Estado da Saúde

Secretário Florentino Neto voltou a dar expediente na Sesapi após se curar da Covid-19

Secretário Florentino Neto voltou a dar expediente na Sesapi após se curar da Covid-19 Foto: Sesapi

Quatro hospitais de Teresina estão com 100% de ocupação dos leitos de UTI destinados a pacientes com a Covid-19, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).  Estão totalmente ocupados os leitos de UTI do  Hospital Infantil Lucidio Portella – HILP (2 leitos), Hospital São Paulo (1 leito), Hospital Prontomed (4 leitos) e Hospital Geral do Monte Castelo (18 leitos).

O Hospital de Doenças Tropicais Natan Portella também aparece com taxa elevada de ocupação, com 94,4% - dos 18 leitos de UTI Covid existentes no Natan Portela, 17 estão ocupados; 

A ocupação das UTIs Covid no estado já chega a 75%, levando em conta capital e interior, de acordo com o boletim da Sesapi divulgado no domingo (23)

De volta ao trabalho
O secretário de Estado de Saúde, Florentino Neto, voltou ao expediente na manhã desta segunda-feira (24), na sede da Secretaria de Estado de Saúde de Piauí. Obedecendo as normas de segurança, sem apresentar sintomas nas últimas 24 horas e nem fazer o uso de medicação, o secretário voltou a cumprir normalmente a agenda de trabalho.

Mesmo de longe, o secretário manteve o diálogo e viabilizou a entrega de 11 ambulâncias aos municípios de Ipiranga, Novo Oriente, Jatobá do Piauí, Campo Largo e para os hospitais de Bom Jesus, Corrente, Oeiras, Parnaíba, São Raimundo Nonato e Simplício Mendes. Ele também coordenou a distribuição das primeiras doses de vacina para imunizar as crianças de 05 a 11 anos. “Não pude participar da abertura da campanha, mas trabalhei junto com a equipe, mesmo à distância, para que esse momento tão esperado se concretizasse”, revela.

Durante o isolamento, seguindo os protocolos de segurança, o secretário manteve o expediente normal de trabalho, por meio de videoconferências e ligações telefônicas com a equipe da Sesapi. “Tocamos todos os trabalhos de casa para garantir a execução do Plano de Contingência de Combate à Covid-19 com a continuidade do atendimento à população neste período da pandemia de Covid-19 e epidemia de gripe”, fala Florentino.

Ele também iniciou as tratativas para ampliação e remanejamento de leitos para atendimento de síndromes gripais nos hospitais da rede estadual. Florentino tem acompanhado de perto a situação em cada unidade de saúde para fazer as intervenções necessárias para garantir leitos clínicos, de estabilização e UTI a todos os piauienses, que necessitarem de suporte hospitalar. “Essa é a determinação do governador Wellington Dias e uma preocupação de todos nós”, destaca.

“Como vocês sabem tive Covid-19 e queria agradecer as mensagens que recebi e dizer que, graças a Deus, minha esposa Flaviana Veras, minha filha Mariana e eu, estamos bem. Graças a vacina só tivemos sintomas leves. Quero pedir a todos vocês, para que sigam as recomendações, continuem usando máscaras, higienizando as mãos e mantendo o distanciamento físico, além de se vacinarem. Essa é uma corrida pela vida”, ressaltou Florentino Neto.

Fonte: Sesapi

Dê sua opinião: