Municípios

Programa Passo à Frente: Sesapi entrega 1.610 órteses, próteses e outros equipamentos

Foram beneficiados pacientes de 12 municípios piauienses

Programa Passo à Frente: Sesapi entrega 1.610 órteses, próteses e outros equipamentos na região da Serra da Capivara

Programa Passo à Frente: Sesapi entrega 1.610 órteses, próteses e outros equipamentos na região da Serra da Capivara

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) entregou, na manhã desta sexta (8), 1.610 órteses, próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPMs) por meio do Programa Passo à Frente. Ontem (7), os equipamentos passaram pelos primeiros ajustes e adaptações na oficina ortopédica do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), antes de serem disponibilizados à população.

Nesta etapa foram entregues 84 andadores, 14 muletas, 246 bengalas, 288 cadeiras de rodas, 542 cadeiras de banho, 322 calçados diabéticos, 07 calçados sob medida, 35 órteses, 6 próteses, 6 palmilhas e 57 coletes.

Foram beneficiados pacientes de Anísio de Abreu, Bonfim do Piauí, Coronel José Dias, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Fartura do Piauí, Guaribas, Jurema, São Braz, São Lourenço, Várzea Branca e São Raimundo Nonato, totalizando 12 municípios piauienses que receberam OPMs através do programa Passo à Frente.

Foram beneficiados pacientes de Anísio de Abreu; Bonfim do Piauí; Coronel José Dias; Dirceu Arcoverde; Dom Inocêncio; Fartura do Piauí; Guaribas; Jurema; São Braz; São Lourenço; Várzea Branca e São Raimundo Nonato, totalizando 12 municípios piauienses que receberam OPMs através do programa Passo à Frente.

O programa busca promover o acesso gratuito da população a OPMs, além de confecção, adaptações e ajustes. A demanda é enviada pelas secretarias municipais de saúde contempladas com as ações do Programa Passo à Frente, para que os processos de produção possam ser iniciados. Os produtos são confeccionados ou concedidos pela Oficina Ortopédica do Ceir, em Teresina.

"É feito então um  momento de consulta para entender a demanda e é iniciado todo um processo para a confecção dos itens, desde as primeiras consultas da população até o momento de entrega. Hoje estamos realizando a maior entrega do programa", afirma Leila Santos, superintendente de atenção aos municípios.

O programa Passo à Frente é uma iniciativa do Sistema Único de Saúde (SUS) que, no Piauí, é executado através da Sesapi por meio da Associação Reabilitar, em parceria com a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid). O objetivo é promover o acesso gratuito da população a OPMs, além de confecção, adaptações e ajustes. A demanda é enviada pelas secretarias municipais de saúde para que os processos de produção possam ser iniciados.

"É feito então um o momento de consulta para entender a demanda e iniciado todo um processo para a confecção dos itens, desde as primeiras consultas da população até o momento de entrega. Hoje aqui estamos realizando a maior entrega do programa", afirma Leila Santos, superintendente de atenção aos municípios.

Todos os itens entregues são fabricados sob medida e disponibilizado nas cidades polos dos territórios de saúde, para facilitar o acesso da população ao serviço. O secretário da Seid, Mauro Eduardo, ressaltou essa descentralização traz um impactanto positivo para vida das pessoas atendidas. “Essa ação aqui hoje visa melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência dessa região, pois descentraliza os serviços, sem precisar de deslocamento até Teresina para poder ter acesso a esses equipamentos”, declarou.
 

Fonte: Ascom Sesapi e Seid

Dê sua opinião: