Municípios

Programa Família Acolhedora promove capacitação “Partilhando Emoções”

A capacitação tem como objetivo orientar na divulgação e captação de novas famílias para o programa

Programa Família Acolhedora promove capacitação “Partilhando Emoções”

Programa Família Acolhedora promove capacitação “Partilhando Emoções”

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), por meio do programa Família Acolhedora “Partilhando Cuidado” promoveu, nesta quinta-feira (16), na sala do programa, a capacitação “Compartilhando Emoções” para cuidadores e convidados da Associação Brazilian Kids Kare (BKK). A capacitação tem como objetivo orientar na divulgação e captação de novas famílias para o programa.

O Família Acolhedora “Partilhando Cuidado” visa possibilitar o acolhimento familiar para crianças e adolescentes de 3 a 18 anos, que foram expostas a algum tipo de vulnerabilidade e violações de direitos.

Segundo Lorena Batista, coordenadora do Partilhando Cuidado, a capacitação foi feita para propagar o serviço oferecido pelo Família Acolhedora.

“Essa capacitação é para apresentar o funcionamento do acolhimento familiar temporário. É uma oportunidade da cidade conhecer o que que a gente faz e assim abraçar essa nossa missão, que é acolher as nossas crianças e adolescentes do município de Teresina. A iniciativa vai criar multiplicadores que possam trazer novas pessoas, criar novos grupos e, dessa forma, a gente espalhar cada vez mais a importância do acolhimento familiar temporário para nossa cidade”, destaca.

Lidiane Magalhães, acolhedora há 6 anos no programa, conta que o acolhimento familiar temporário é a melhor forma de abraçar crianças e adolescentes institucionalizados.

“Esse acolhimento familiar é o mais adequado, pela questão da criança ter um cuidado individualizado, pois quando ela vai para uma instituição são várias crianças e um único cuidador, que muitas das vezes, a criança chega com alguns traumas e pode ter algumas necessidades que um cuidador não vai dar conta. Já a família acolhedora vai acolher e se dedicar diretamente para essa criança que talvez tenha sofrido por não ter uma família estruturada, conhecendo o carinho de pai, de mãe ou até mesmo de parente”, explica.

COMO SER UMA FAMÍLIA ACOLHEDORA

Os requisitos solicitados pelo Programa Família Acolhedora “Partilhando Cuidado” para quem pretende acolher são: residir na área de abrangência do Serviço Família Acolhedora, em Teresina (PI); ter maioridade legal (21 anos de idade ou mais); ter disponibilidade; compreender os objetivos do Serviço Família Acolhedora, isto é, a consciência da provisoriedade do acolhimento; não apresentar problemas psiquiátricos; não ser dependente de substâncias psicoativas; e não responder processo judicial.

Fonte: PMT

Dê sua opinião: