Municípios

Prefeitura de Teresina lança edital do concurso público da Semec com 997 vagas

“Alegria, porque é o maior concurso da história da Prefeitura de Teresina”, comemorou o prefeito

Prefeito de Teresina, Dr.Pessoa, no Palácio da Cidade

Prefeito de Teresina, Dr.Pessoa, no Palácio da Cidade Foto: PMT

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, lançou, na manhã desta quarta-feira (7), no Palácio da Cidade, o edital do Concurso Público destinado ao provimento de cargos para o magistério e área administrativa do órgão. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Educação (Semec), sob a gestão interina do secretário-executivo do órgão, Reinaldo Ximenes, hoje secretário municipal interino, que participou da solenidade.

A solenidade contou ainda com a participação do secretário municipal de Planejamento, João Henrique Sousa, entre outras autoridades. Na ocasião, Dr. Pessoa e Reinaldo Ximenes assinaram os editais do concurso. O prefeito destacou seu sentimento quanto à iniciativa histórica da Semec. “Alegria, porque é o maior concurso da história da Prefeitura Municipal de Teresina”, declarou o gestor municipal.

Serão 611 vagas para professores: 262 vagas para o cargo de professor de Primeiro Ciclo, 349 vagas para professor de Segundo Ciclo, 80 para pedagogos e 25 para psicopedagogos. Com relação aos cargos técnicos administrativos de nível superior e médio, o quadro ficou assim estabelecido: 160 vagas para o cargo de Auxiliar Educacional, Técnico Administrativo de Nível Médio; e 121 vagas para Cargos Técnicos Administrativo de Nível Superior.

997 vagas

No total o concurso terá 997 vagas para cargos efetivos da Rede Municipal de Educação de Teresina. A Fundação Universidade Estadual do Piauí (Fuespi) fará a elaboração e aplicação da prova para pedagogos e psicopedagogos efetivos. Enquanto o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) será a banca responsável pelo exame dos candidatos da área técnica administrativa e para professores do primeiro ciclo (Educação Infantil e 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental) e do segundo ciclo (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental).

Por meio da Lei Municipal N° 5.981, a Prefeitura de Teresina e a Câmara Municipal estabeleceram a abertura das vagas referentes ao concurso. Dr. Pessoa falou sobre a importância de se investir em educação, por parte do poder público.
“Sem conhecimento nenhum país do mundo prosperará”, ressaltou, observando que os salários dos professores municipais são maiores do que os estaduais, em torno de quase 30%.

Reinaldo Ximenes também comemorou o anúncio do concurso público na Semec. “É uma alegria muito grande, na data de hoje, lançar esses três grandes editais da Secretaria Municipal de Educação. Segundo o secretário interino, trata-se do ” É o concurso mais esperado, o maior concurso da história da SEMEC e também da prefeitura”, explicou Ximenes.

Confira os editais

EDITAL_SEMEC2024_N_004_2024

EDITAL MAGISTÉRIO SEMEC 07-02-24

EDITAL TERESINA ADMINISTRATIVO 07-02-24

Mercado da Vermelha


O prefeito  Dr. Pessoa entregou hoje a reforma do Mercado Laurindo Veloso, popularmente conhecido como Mercado da Vermelha. A obra foi executada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH).

O Mercado, que estava aproximadamente 10 anos sem ganhar nenhuma melhoria, passou por revitalização dos quatro pavilhões: carnes, hortifrúti, alimentação e produtos variados. Para o prefeito Dr. Pessoa foi de grande importância a reforma para os permissionários e para o público.


“No mercado da Vermelha, que passa mais quase trezentas pessoas diariamente, não tinha estacionamento, o esgoto ali em céu aberto, os banheiros e as bancas precárias, não tinha um olhar público, há mais de dez anos. E daremos um olhar, não só neste mercado, mas os vinte e um (21) mercados, até o fim de maio todos estarão prontos, reformados e o povo satisfeito. Nós trabalhamos para todos, mas principalmente para os mais vulneráveis”, afirmou o chefe do executivo.


Dr. Pessoa entrega reforma do Mercado da Vermelha
Foto: Dantércio Cardoso


De acordo com o secretário da SEMDUH, James Guerra, o projeto foi iniciado com o olhar e preocupação na segurança, pois o mercado era totalmente aberto. “Nós fechamos o mercado com portões de segurança pra quem está aqui dentro, poder trabalhar em paz. Fizemos a reforma, tudo que diz respeito à questão de saneamento básico, de reforma dos banheiros, reforma da iluminação, pintura, acessibilidade, melhoria dos bancos com a identificação do mercado. Então, assim, é um mercado que praticamente foi refeito, no sentido de que ele passa a ter agora todos os serviços que deveriam funcionar normalmente, e essa é a lógica de trabalho da gestão do Dr. Pessoa, onde todos os mercados da capital serão reformados. Logo agora, após o Carnaval, ele já dá a ordem de serviço do mercado da Piçarra, e nós temos já cinco mercados em andamento. O fato é que, até o mês de dezembro, os 21 mercados da capital estarão reformados com a mesma qualidade do mercado aqui da Vermelha, o que faz com que os permissionários possam trabalhar e aqueles que usam o mercado tenham orgulho, se sintam bem estando aqui dentro dos mercados da nossa cidade”.

Ainda segundo o secretário James Guerra, foi aplicado um valor de R$ 600 mil. A reforma também inclui a reforma do piso, das instalações hidrossanitárias, além de manutenção e ampliação das instalações elétricas, pintura interna e externa, teto, instalação de sistema de combate a incêndio, melhoria na rede de esgoto, podas de árvores, reforma na casa de lixo, cercamento e adequação de acessibilidade.




Joseane Soares, que trabalha há 25 anos na praça da alimentação, falou que a reforma ficou ótima. “Eu quero falar que o banheiro ficou impecável, o Dr. Pessoa com toda a organização, sua equipe do mercado fez um bom trabalho, ficou uma maravilha”, destacou.


De acordo com o coordenador de gestão dos Mercados, Luiz Costa, o processo da reforma foi organizar dentro do cronograma projetado. “Seguimos o projeto mediante ao que o prefeito pediu, era para deixar tudo de maneira que os permissionários ficassem satisfeitos. E isso a gente observa hoje em torno de 90 a 95% que estão satisfeitos com o mercado reformado”, concluiu o coordenador.


Além do Mercado Laurindo Veloso, a Prefeitura de Teresina tem investido em obras de manutenção e revitalização de diversos mercados municipais, visando melhorar a infraestrutura e oferecer melhores condições de trabalho e atendimento aos comerciantes e clientes. Essas obras contribuem para a valorização dos espaços comerciais, promovendo o desenvolvimento econômico local e o bem-estar da população.

Fonte: PMT

Dê sua opinião: