Municípios

Prefeito de Uruçuí é denunciado pelo MP por nomear filho para cargo na prefeitura

A ação foi ajuizada pelo Ministério Público na última quarta-feira (13)

Sede do Ministério Público do Piauí (MP-PI)

Sede do Ministério Público do Piauí (MP-PI)

O Ministério Público do Piauí (MP-PI), através do promotor Edgar dos Santos Bandeira Filho, da 2ª Promotoria de Justiça de Uruçuí, ingressou com uma ação civil de improbidade administrativa na quarta-feira (13) contra o prefeito do município de Uruçuí, Dr. Wagner (Progressistas), por nomear o seu filho, o advogado Elano Martins Coelho, para o cargo de Procurador Geral do Município de Uruçuí.

Conforme a denúncia, desde o primeiro mandato do prefeito Dr. Wagner como prefeito de Uruçuí, cargo que ocupa desde 2016, o advogado e filho do gestor participa da Administração Pública Municipal, em cargo “extra-oficial”, mesmo sem ter sido nomeado para exercer qualquer função na administração do município.

Mas no dia 7 de janeiro deste ano, foi publicada a nomeação de Elano Martins Coelho para exercer o cargo de Procurador Geral do Município de Uruçuí. O promotor destaca que as atuações anteriores do MP onde recomendou a não nomeação do filho do prefeito para cargo público evidenciam o conhecimento da ilegalidade por parte do gestor, o que caracteriza o dolo da conduta, caracterizando-a como ato de improbidade administrativa que viola os princípios da Administração Pública.

Na ação, o Ministério Público solicita a suspensão do advogado Elano Martins Coelho, antes mesmo da notificação prévia à Prefeitura de Uruçuí.

Caso a decisão nao seja acatada, o MP pede aplicação de multa diária ao prefeito no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais).

A ação ainda pede a condenação do prefeito Dr. Wagner nas sanções previstas pela Lei de Improbidade Administrativa.

Confira abaixo a portaria que nomeou o filho do prefeito como Procurador Geral do Município de Uruçuí:


Portaria de publicação de Elano Martins para Procurador do Município de Piripiri     Fonte: Diário Oficial do Município

Fonte: DOM

Dê sua opinião: