Municípios

Plenária "Conexão Educar reúne pré-candidatos e mais de 2 mil pessoas na APCEF

Houve depoimentos de pessoas que tiveram suas vidas transformadas pela educação

Welllington e  Rejane Dias  com Ellen Gera

Welllington e Rejane Dias com Ellen Gera Foto: Divulgação/Assessoria

A deputada federal e pré-candidata à reeleição, Rejane Dias (PT-PI) promoveu, na noite desta terça-feira (19), a plenária "Conexão Educar" com a presença dos pré-candidatos a governador, Rafael Fonteles, e senador, Wellington Dias, na zona Leste de Teresina.

Reunindo mais de 2 mil pessoas no clube da APCEF o evento tinha como objetivo central apresentar e debater as políticas públicas de educação do Piauí.
Sob a presença de estudantes, professores, diretores, profissionais da rede estadual de educação, o evento iniciou com depoimentos de pessoas que tiveram suas vidas transformadas por meio da educação.

O secretário de educação do Piauí Ellen Gera, em discurso, destacou o legado de Rejane Dias pela educação do estado. “Eu sou testemunha do que essa mulher fez pela educação do Piauí. Quando as escolas precisaram ser reformadas, os alunos precisaram de melhores condições de ensino, precisamos ampliar o alcance da educação para toda população, Rejane Dias sempre esteve a disposição de realizar o que fosse melhor para educação.”, afirmou Ellen.




Rejane Dias em seguida agradeceu a presença de todo relembrando sua passagem pela educação. “A secretaria de educação estava em situação precária e em pouco tempo nos dedicamos em dar uma educação melhor para o piauiense. Nossa educação inclusiva foi ampliada, o Piauí virou referência ao levar ensino superior em todos os municípios, com ensino técnico-profissionalizante de qualidade, escolas foram reformadas e mais de 40 mil alunos da rede estadual de educação aprovados para o ensino superior em todo lugar do Brasil. E acredito que com Rafael[Fonteles], se Deus quiser, a educação vai dar um salto de qualidade.”, disse Rejane.


Em sua fala Rafael Fonteles enumerou pontos importantes que fizeram do Piauí um destaque nacional. “O Piauí em 2002 só tinha 60 cidades com ensino médio. Foi com Wellington Dias que o ensino médio, técnico e superior para os 224 municípios. Esse é o mesmo estado que conquistou o 3º melhor IDEB do Nordeste, com professores ganhando salário acima do piso nacional. Em termos quantitativo e qualitativo nós tivemos avanços gigantes e, se Deus quiser, nós vamos dobrar esses índices e superar o Ceará e o Pernambuco. Essa é uma das nossas metas de plano de governo.”, apresentou Fonteles.  

Governador por quatro mandatos e pré-candidato ao senado Wellington Dias fez uma análise sobre a evolução da educação em sua gestão. “Esse estado entrou no século XXI em uma condição de um grupo dominante impedia o crescimento de outros. 20% dominava tudo e 80% não tinha nada. A pobreza, a miséria e a falta de escolaridade levaram esse estado a uma situação deplorável. Mas hoje a realidade é bem diferente. Avançamos bastante na educação, mas ainda há sempre o que melhorar. E se Deus quiser, com Rafael e Lula, a educação vai avançar muito mais.” finalizou Wellington Dias.


Fonte: Divulgação/Assessoria

Dê sua opinião: