Municípios

Piauí participa de feira nordestina sobre fortalecimento da Agricultura Familiar

A Feira visa o fortalecimento da comercialização da agricultura familiar na região Nordeste, além de proporcionar um intercâmbio institucional

Piauí participa de feira nordestina sobre fortalecimento da Agricultura Familiar na região

Piauí participa de feira nordestina sobre fortalecimento da Agricultura Familiar na região

O Piauí está presente na II Feira Nordestina de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes), que teve início nesta quinta-feira (16), em João Pessoa, Paraíba. O estado está representado pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), com a participação de 18 entidades e mais de 30 produtores e produtoras de associações, cooperativas e movimentos sociais, comprometidos com o fortalecimento da comercialização e com o intercâmbio entre homens e mulheres do campo.

A II Feira Nordestina de Agricultura Familiar e Economia Solidária emerge como um marco significativo para o fortalecimento da agricultura familiar na região Nordeste. Para o secretário da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido da Paraíba, Bivar de Sousa, o evento é fruto de um trabalho desenvolvido a longo prazo nas câmaras temáticas do Consórcio Nordeste e proporciona novas vivências e contribuições para o crescimento sustentável do setor agrícola na região.

“A Fenafes é o resultado da unidade criada dentro da Câmara Temática da Agricultura Familiar (CTAF), no Consórcio Nordeste. Este momento é muito importante pelo que fazemos para o desenvolvimento da agricultura familiar na região; a feira é um sonho que se consolida e traz uma nova vivência para todos nós”, aponta Bivar.

Segundo a secretária da SAF, Rejane Tavares, a diversidade e riqueza de produção apresentadas na Fenafes, além de destacar a importância dos produtos e produtores locais, também fomentam discussões cruciais sobre políticas públicas, desenvolvimento territorial e estratégias de enfrentamento aos desafios vivenciados pelos agricultores familiares. Ela destaca que este é um momento único para discutir pautas, projetos e políticas públicas pertinentes para o Nordeste, visando o desenvolvimento da agricultura familiar na região.

“A Fenafes tem uma importância fundamental para a estratégia de fortalecimento do Nordeste, onde existe toda diversidade e riqueza de produção que a região pode oferecer ao Brasil. Isso nos fortalece cada vez mais. Aqui, debateremos políticas para o desenvolvimento territorial e questões sobre o fortalecimento da agroecologia, a produção de alimentos saudáveis, a mecanização para a agricultura familiar e a estratégia de enfrentamento à seca que assola não só o Nordeste, mas o país como um todo”, conclui Rejane Tavares.

Fonte: CCom

Dê sua opinião: