Municípios

Ministério Público é acionado para conter aglomerações durante campanha em Pedro II

Diretório do Partido dos Trabalhadores do município quer que Ministério Público exija fiscalização e aquisição de testes rápidos

Raimundo Nonato, presidente do diretório municipal do PT em Pedro II

Raimundo Nonato, presidente do diretório municipal do PT em Pedro II Foto: Assessoria Parlamentar

O Partido dos Trabalhadores (PT) do município de Pedro II entrou com uma denúncia junto ao Ministério Público para exigir que os candidatos às eleições municipais não realizem atos públicos com aglomerações, como comícios, passeatas, caminhadas, carreatas e moto-passeios, a fim de conter a propagação do novo coronavírus. Pedro II registrou mais de 150 novos casos de Covid-19 apenas nas últimas duas semanas, o que corresponde a cerca de 25% das contaminações desde o início da pandemia.

No momento o município possui 609 casos confirmados e 13 óbitos em decorrência da Covid-19, de acordo com Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde, nesta terça-feira (13). Em junho, a Prefeitura Municipal chegou a comemorar que Pedro II possuía a menor taxa de incidência (número de infectados por grupo de 10 mil habitantes) dentre os municípios mais populosos do Piauí. Essa taxa, que era de 19,10,  hoje já está em 157,19.

O presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores de Pedro II, Raimundo Nonato, vê com preocupação o aumento do número de casos confirmados da doença no município:

“São dados assustadores para a nossa realidade. Não temos estrutura hospitalar suficiente para atender a essa demanda. Os candidatos, de um modo geral, vêm descumprindo o protocolo mínimo de cuidados. Não são raras as visitas à feira da cidade, carreatas e reuniões em que há um grande número de pessoas, muitas sem máscara, e sem o devido distanciamento. O resultado não poderia ser outro”.

O Diretório solicita ainda que o Ministério Público notifique a Prefeitura, a Vigilância Sanitária e a Polícia Militar para que fiscalizem as atividades realizadas no âmbito das campanhas, especialmente entre os candidatos majoritários. Além disso, solicita que o MP notifique a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde para que, em regime de urgência, façam a aquisição de testes rápidos para ampla testagem e apresentem um Plano de Ação, a fim de conter a propagação do vírus.

A Prefeitura de Pedro II está sendo disputada pelo atual prefeito, Avilmar Martins (PP); pela ex-prefeita Neuma Café (PT); e pela ex-vereadora Claudina Oliveira (PCdoB). Outros 57 candidatos divididos entre 10 partidos  disputam vaga na Câmara Municipal.

Dê sua opinião: