Municípios

Jogos Escolares Piauienses voltam com tudo em 2022 e reúnem mais de 2 mil atletas

Muitos adolescentes treinavam sem saber quando haveria uma competição, lembrou a governadora

Governadora do Piauí, Regina Sousa, com os atletas que vão disputar os JEPs

Governadora do Piauí, Regina Sousa, com os atletas que vão disputar os JEPs Foto: CCom

Os Jogos Escolares Piauiense (JEPs) volta a acomntecer depois de dois anos suspensos por causa da pandemia da Covid-19. A governadora Regina Sousa lançou os JEPs 2022, que vai reunir mais de 2 mil estudantes piauienses entre os dias 8 e 13 de agosto deste ano.

“Estamos voltando com esse importante evento para que nossos jovens possam recuperar o tempo perdido. Muitos adolescentes que estavam treinando e não sabiam quando teria uma competição e agora uma oportunidade de participar de um campeonato como este”, disse a governadora.



As competições vão acontecer em vários espaços esportivos de Teresina e contarão com a participação de estudantes de 12 a 17 anos das escolas públicas, estaduais e municipais e das escolas privadas do estado do Piauí. Ao todo, serão 11 modalidades esportivas.

Os vencedores dos jogos na faixa de 12 a 14 anos estarão classificados para os Jogos Escolares Brasileiros, que acontecerá em novembro, no Rio de Janeiro e são realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar – CBDE.

Já os ganhadores da faixa etária de 15 a 17 anos participarão dos Jogos da Juventude, em Aracaju, em setembro, realizado pelo Comitê Olímpico do Brasil – COB. Cerca de 260 piauienses, entre atletas, técnicos e pessoal de apoio, participarão dos dois eventos nacionais.



De acordo com o presidente da Fundespi, Clemilton Queiroz, vários atletas já foram destaque nos jogos escolares e o objetivo é descobrir mais talentos entre os piauienses. “Estamos trabalhando para realizar o melhor Jogos Escolares de todos os tempos, dois anos sem essa atividade e agora estamos tendo a satisfação de voltar a realizar esse grande evento para os nossos jovens tão talentosos”, afirmou.

A judoca Celina Benke, vai participar dos Jogos Escolares, e está intensificando seus treinos para a competição. “Acho importante esse incentivo que estão dando para o esporte e a minha expectativa é ouro”, disse a jovem. Na modalidade tênis de mesa, o estudante Theo Cruz, de Piripiri, também vai participar dos Jogos Escolares. “Já participei duas vezes em dois estados diferentes. Treino diariamente e espero ir bem nas seletivas e avançar para a nacional”.

Para a diretora de ensino-aprendizagem da SEDUC, Maria José Mendes, os Jogos Escolares é uma das maiores ações de integração de educação. “É um investimento em estudantes com talentos e habilidades e acreditamos que teremos resultados muito positivos”.

Fonte: CCom

Dê sua opinião: