Municípios

IBGE inicia treinamento dos 2.633 aprovados no concurso para o cargo de recenseador

O treinamento previsto no edital do concurso acontece de 18 a 22 de julho e tem caráter eliminatório

IBGE inicia treinamento de recensiadores nesta segunda-feira (18)

IBGE inicia treinamento de recensiadores nesta segunda-feira (18) Foto: IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inicia nesta segunda-feira (18) o treinamento  dos 2.633 aprovados no concurso para o cargo de recenseador. O Censo do IBGE de 2022 começa no dia 1º de agosto deste ano e deve seguir até o final de outubro.

O treinamento previsto no edital do concurso acontece de 18 a 22 de julho, tem caráter eliminatório e classificatório e contará com duas etapas: autoinstrução e presencial. Todos os participantes receberão ajuda de custo para as despesas durante os cinco dias de treinamento.


Na etapa de autoinstrução, o candidato deverá realizar a leitura prévia do Manual do Recenseador, já disponibilizado no endereço eletrônico: https://censo2022.ibge.gov.br/sobre/treinamento.html. A duração do treinamento presencial é de cinco dias, com carga horária de oito horas diárias para todos os candidatos.

Os candidatos aprovados no teste final do treinamento que realizarão a coleta de dados em Setores Censitários de Povos e Comunidades Tradicionais (PCT) terão mais um dia de treinamento. A contratação do recenseador só se dará após a confirmação de sua aprovação no teste final do treinamento presencial, mas estamos solicitando que os documentos sejam apresentados nas datas que constam no edital de convocação a ser divulgado. Consulte os documentos em “Documentação para Concursos” na aba Trabalhe Conosco do portal do IBGE.

Os locais e datas para apresentação dos documentos serão divulgados no edital de convocação e também no site abaixo. Os locais de treinamento serão informados na convocação dos candidatos para apresentação dos documentos. https://censo2022.ibge.gov.br/sobre/treinamento.html

Fonte: IBGE

Dê sua opinião: