Municípios

Governadora Regina Sousa discute a participação do Estado em evento sobre o câncer

Seminário de Oncogenética do Nordestebusca soluções para melhorar o tratamento do câncer

Regina Sousa no Palácio de Karnak

Regina Sousa no Palácio de Karnak Foto: CCom

A governadora Regina Sousa recebeu, na manhã desta segunda-feira (02), o médico, professor e presidente do Instituto de Doenças do Sertão (IDS), Carlos Henrique Nery Costa para discutir sobre o OncoGene, um seminário de Oncogenética do Nordeste que ocorre no sentido de encontrar soluções para melhorar o tratamento do câncer através do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é oferecer para a população, serviços de sequenciamento genético para diagnosticar possíveis problemas cancerígenos.


Reunião no Palácio de Karnak
Foto:CCom

O evento será realizado de 19 a 21 de maio, de forma virtual com a presença de oncologistas, biologistas, enfermeiros, biomédicos, estudantes e profissionais da área da saúde. “Existe uma carência no SUS quanto ao tratamento do câncer, a medicina já avançou muito e através do sequenciamento genético podemos identificar as mutações que as pessoas têm nas células germinativas que dão origem ao câncer”, explicou o Carlos Henrique sobre a necessidade de mais investimentos nessa área.


Ainda segundo o médico, “em 2016 a Regina Sousa, quando era senadora, destinou uma verba de bancada para a Universidade Federal do Piauí (UFPI), no valor de R$ 200 mil reais. Com esse recurso conseguimos comprar a única máquina na época do Piauí de sequenciamento de DNA. E fizemos uma identificação completa de todo genoma do organismo causador da leishmaniose. Hoje estamos lutando para ampliar este tipo de pesquisa dentro do âmbito do câncer”, argumentou.

Fonte: CCom

Dê sua opinião: