Municípios

Governadora determina transferência de filhote de peixe-boi para Pernambuco

Wind é orfã e foi resgatada na quarta-feira (27) na praia de Macapá em Luís Correia

Wind, uma fêmea de peixe-boi resgatada na praia de Macapá, em Luís Correia

Wind, uma fêmea de peixe-boi resgatada na praia de Macapá, em Luís Correia Foto: APA

O Governo do Piauí foi acionado pela Área de Proteção Ambiental (APA) Delta do Parnaíba, na manhã desta quinta-feira (28), para viabilizar a transferência de uma filhote de peixe-boi órfão, que foi resgatado em Luís Correia e que deverá ser enviado para a base do Centro de Mamíferos Aquáticos na Ilha de Itamaracá, em Pernambuco.


Wind estava encalhada na região da APA, na praia do Macapá, e foi resgatada na quarta-feira (27) pela equipe da Comissão Ilha Ativa, instituição parceira que atua na região. Desde então, o animal está na base do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), localizado no Cajueiro da Praia, município do litoral do Piauí.

Wind estava encalhada na região da APA, na praia do Macapá
Foto: APA

Segundo informações do chefe da APA, Adriano Ricardo, o animal chegou com machucados na região dorsal devido a possível contato com embarcação. Durante todo o dia o filhote foi acompanhado pelas equipes, que providenciaram sua hidratação, mas se depararam com dificuldades para mantê-lo no local. “Tendo em vista que a peixe boi esta órfã, apenas um tratamento especializado, oferecido pelo Centro de Mamíferos Aquáticos, será capaz de viabilizar as condições para que o animal possa retornar a seu habitat natural”, diz no documento enviado ao Governo do Estado.

A governadora Regina Sousa determinou todos os esforços necessários para a transferência do animal, ameaçado de extinção, que hoje é preservado na costa piauiense, inclusive perotegido pelos pescadores locais.

Fonte: SEGOV

Dê sua opinião: