Municípios

Escolas da Rede Estadual participam de atividades promovidas pela UFPI

O Secretário da Educação, Washington Bandeira, reforçou a importância de preparar os alunos para a vida acadêmica

Escolas da Rede Estadual participam de atividades promovidas pela UFPI

Escolas da Rede Estadual participam de atividades promovidas pela UFPI

Estudantes de 14 escolas da Rede Pública Estadual estão participando, nesta sexta-feira (17), das atividades do Projeto “UFPI de Portas Abertas”, uma iniciativa da Universidade Federal do Piauí (UFPI) cuja proposta é apresentar os cursos ofertados no Campus Ministro Petrônio Portella para divulgação científica com foco na apresentação dos espaços e apresentação dos conhecimentos já adquiridos nas aulas.  

O Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Balduíno Barbosa de Deus foi uma das escolas participantes do projeto, levando 42 alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio até a Universidade Federal. A jovem Kariny Alves conta como foi a experiência de participar da ação. “Hoje nós fizemos um tour por algumas salas, entre elas, nas salas de Mecânica e de Química. Foi bem interessante nosso passeio por lá, os experimentos me interessaram bastante. Eu gostei muito”, relata a estudante, que cursa 3ª série do Ensino Médio na escola.  

Paralela a esta ação, alunos de outras seis escolas participam também da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Piauí. A aluna Daniele Sousa Marinho, que cursa atualmente a 3ª série do Ensino Médio no CETI Balduíno, conta que participou de várias atividades interativas.  “Fomos convidados para ir até a UFPI participar da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e foi muito bom. Conhecemos várias salas, como a de Filosofia, Química e Psicologia. Foi muito bom”, afirma.  

Tendo como tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, a SNCT busca difundir as conquistas da ciência e tecnologia para todos os piauienses. O evento reúne pesquisadores e instituições com foco em impulsionar a inovação e crescimento sustentável, destacando a importância das disciplinas científicas.
 

O Secretário da Educação, Washington Bandeira, reforça a importância de preparar os alunos para a vida acadêmica. “As ações da nossa gestão reforçam o compromisso com a universalização e democratização de uma educação integral, profissional, tecnológica, inclusiva, equitativa, com escolas com boa infraestrutura, protagonismo estudantil e projetos de arte, cultura, literatura, línguas, esporte, empreendedorismo e cidadania, preparando nossos alunos para o ensino superior, mundo do trabalho e para a vida”, afirmou.

Fonte: Ascom Seduc

Dê sua opinião: