Municípios

TRE suspende eleição suplementar em Juazeiro do Piauí

Decisão do Tribunal Regional Eleitoral foi tomada nesta segunda-feira (5) Devido a pandemia

Tonho Veríssimo (PT), prefeito eleito em 2020 no município de Juazeiro do Piauí, teve sua chapa indeferida após decisão do STF

Tonho Veríssimo (PT), prefeito eleito em 2020 no município de Juazeiro do Piauí, teve sua chapa indeferida após decisão do STF Foto: Reprodução/Facebook

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) suspendeu a realização da eleição suplementar no município de Juazeiro do Piauí, localizado a cerca de 250km da capital Teresina. Novo pleito estava previsto para acontecer no próximo dia 11.

A decisão que suspendeu a realização de novas eleições do município é desta segunda-feira (5), e foi assinada pelo presidente do TRE-PI, desembargador José James Gomes Pereira, após considerar parecer técnico de saúde, que informou que o pleito poderia causar aglomerações e maior disseminação e risco de mais casos de Covid-19.

Conforme o documento, pessoas no município de Juazeiro do Piauí, ou de demais localidades, poderiam viajar, indo ou vindo, gerando maior transmissão do vírus. A corte considerou o parecer e suspendeu, em decisão publicada nesta segunda-feira (05/04). Não ficou definida ainda uma nova data para a eleição suplementar.

A realização da eleição suplementar no município de Juazeiro do Piauí se deu em razão do indeferimento da candidatura do prefeito eleito na disputa, Tonho Veríssimo (PT),  após o mesmo ter sido condenado, em 2015, por operar uma rádio clandestina.

A fixação da data do novo pleito foi estabelecida pela Corte do TRE-PI, em Resolução nº 412, relatada pelo Des. Presidente e publicada nesta quarta-feira (24). Na disputa em 2020, além do prefeito eleito, Tonho Veríssimo (PT), que teve sua candidatura indeferida posteriormente, também estavam na disputa o candidato Zévaldo (PSD), que obteve 44,88% dos votos, e Milton Andrade (Rede), com 2,87% dos votos.

Fonte: TRE-PI

Dê sua opinião: