Municípios

Consórcio Nordeste realiza encontro no Piauí e avança em projeto da Rota das Emoções

O objetivo é a inclusão de agricultores familiares nos projetos produtivos do turismo ambiental

Rota das Emoções

Rota das Emoções Foto: CCom

A Secretária de Estado da Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos, participou nos dias 2 e 3 de maio, das reuniões para a Elaboração da Nota de Oportunidade do projeto de Desenvolvimento Sustentável do Território da Rota das Emoções. As reuniões ocorreram na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR), e contou com representantes dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão.


De acordo com a secretária Patrícia Vasconcelos, o objetivo do projeto é a inclusão produtiva de agricultores familiares no âmbito do turismo ambiental. “Estamos finalizando a nota de oportunidade que será apresentada a Agência Francesa. Estamos muito otimistas, iniciamos o projeto há alguns meses juntamente com o Consócio Nordeste e a Câmara Temática da Agricultura Familiar. Esperamos que até o final de junho possamos realizar a segunda missão juntamente com a Agência Francesa para que possamos fechar essa importante proposta”, ressaltou.


O projeto vai contemplar as áreas de estruturação das cadeias produtivas, capacitação dos produtores, preservação ambiental e inserção comercial organizada através de um selo de identidade cultural. O objetivo é aumentar a geração de renda e melhorar a qualidade de vida das pessoas envolvidas, visando a dinamização produtiva da agricultura familiar da pesca, artesanato e do turismo, por meio do uso sustentável dos recursos naturais.


Para o Subsecretário do Consócio Nordeste, Diego Pessoa Gomes, o encontro foi essencial para a finalização da nota de oportunidade. “Estivemos reunidos com representantes dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão. Foi um momento muito proveitoso, onde colocamos em termos, todas as propostas que os setores da agricultura familiar, turismo e meio ambiente tem para a Rota das Emoções. Saímos desse encontro muito otimistas e com um espirito ainda mais fortalecido de cooperação entre os estados que faram parte do projeto”, afirmou.


A Rota das Emoções inclui os estados do Ceará, Piauí e Maranhão
Foto: SAF

Maria Enésia da Silva Neta, representante da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará, também participou das reuniões fala da expectativa para o início do projeto. “Esse é um projeto inovador que vai ajudar a desenvolver as potencialidades de cada estado. No Ceará estamos focando em Jericoacoara, Delta e Lençóis, para gerar desenvolvimento econômico, social e ambiental”, finaliza.


Representando o Piauí, participam da reunião o diretor de Agricultura da SAF, Luciano Brito; o Assessor técnico da Secretaria de Planejamento da SEPLAN-PI, Jairo Júnior; a Assessora de Gabinete da SAF-PI, Cilídia Souza; a Agente de Desenvolvimento do Território das Planície Litorânea da SEPLAN-PI, Ana Cristina Marinho, a assistente da SAF-PI, Regina Célia e a Superintendente de Turismo Estado do Piauí (Setur), Carina Camara.


Também participaram o Subsecretário do Consócio Nordeste, Diego Pessoa Gomes, e representantes da Secretaria de Turismo do Estado do Ceará (SETUR-CE), da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará (DAS), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (AGERP -MA) e da Secretária Adjunta de Desenvolvimento Sustentável – MA.

Fonte: SAF

Dê sua opinião: