Municípios

Comissão intersetorial visita unidades socioeducativas em Teresina

O objetivo é assegurar a integralidade no atendimento e o fortalecimento das políticas públicas para adolescentes em conflito com a lei

Comissão intersetorial visita unidades socioeducativas em Teresina

Comissão intersetorial visita unidades socioeducativas em Teresina

Nesta semana, a comissão intersetorial composta por representantes das Secretarias da Assistência Social, Segurança, Saúde, Educação e Cultura; e do Tribunal de Justiça do Piauí visitou as unidades socioeducativas em Teresina. A visita teve como objetivo conhecer a estrutura das unidades e o processo pelo qual os adolescentes em conflito com a lei passam durante o período de cumprimento de medidas socioeducativas.

A superintendente dos Direitos Humanos da Sasc, Sônia Terra, ressaltou a importância dessas visitas. Segundo ela, é fundamental que as políticas públicas atinjam efetivamente os adolescentes, garantindo a integralidade no atendimento. "Eles estão privados apenas da liberdade, mas precisam ter acesso a todas as outras políticas. É responsabilidade do Estado, por meio de suas secretarias, criar um plano e uma ação conjunta para atuar junto aos adolescentes nas unidades socioeducativas", afirmou a gestora.

Durante as visitas, a comissão intersetorial teve a oportunidade de verificar de perto as condições das unidades, as atividades oferecidas e as estratégias de reintegração social. A ação conjunta das secretarias visa assegurar que os jovens recebam um atendimento amplo, que englobe saúde, assistência social, educação e cultura, contribuindo para a recuperação e reintegração desses adolescentes à sociedade.

A iniciativa demonstra o comprometimento do Estado em proporcionar um ambiente mais humano e acolhedor para os adolescentes que estão em conflito com a lei.

Fonte: CCOM

Dê sua opinião: