Tribunal de Contas do Estado divulga Índice de Efetividade da Gestão Municipal 2023
Em homenagem ao 202º Aniversário da Proclamação da Independência do Brasil, o tradicional desfile cívico-militar será realizado, no sábado (7), a partir das 7h, na Avenida Marechal Castelo Branco, em Teresina. O evento terá cerca de 10 mil pessoas desfilando e a expectativa é receber cerca de 50 mil espectadores.
Ao todo, mais de 50 instituições participarão do evento, entre projetos sociais, escolas públicas e privadas, além de instituições civis organizadas. Para isso, de acordo com o coronel da Polícia Militar do Piauí Sá Junior, responsável pela organização, toda a estrutura para o desfile será montada pela Secretaria de Governo (Segov), como gradis, arquibancada, tendas, palanque oficial e outro para a imprensa.
“Como não é feriado prolongado, acreditamos que possa ultrapassar os 50 mil espectadores. Por isso, está sendo providenciado toda uma estrutura de gradis, arquibancadas, palanques, tendas, sistema de som, além da segurança militar, civil; policiamento velado; estrutura de trânsito e ambulâncias. Tudo para dar o maior conforto à população que vai prestigiar os 202 anos da Independência do Brasil”, destaca o coronel.
Segurança
Quanto à segurança, o desfile contará com mais de 300 homens e mulheres envolvidos, em um esforço integrado entre equipes da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Civil, Militar, Exército Brasileiro, além do Corpo de Bombeiros, brigadas de incêndio e policiamento fluvial pelo rio Poti.
O evento terá ainda o apoio do Hospital da Polícia Militar (HPM) e de ambulâncias do Samu, com equipe de profissionais para atendimento médico no desfile.
Plano de trânsito
Para realização do desfile, algumas vias da capital serão interditadas. Toda a extensão da Av. Marechal Castelo Branco, da Av. São Raimundo, no sentido sul-norte, e as vias adjacentes a essas serão fechadas para a realização do desfile.
Diante disso, é recomendável que o público que vier da zona norte estacione seus veículos nas proximidades da Ponte Estaiada. Já aqueles que vierem da zona sul devem estacionar nas vias paralelas e adjacentes à Marechal, a partir disso, devem seguir ao local do desfile a pé, considerada a melhor forma pela organização do evento.
Equipes do Batalhão de Trânsito da PM-PI e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) atuarão no controle do fluxo.
Veja o plano de trânsito na íntegra aqui
Recomendações básicas
A organização do evento recomenda que os espectadores cheguem cedo ao local, de forma que fiquem bem posicionados para assistir ao desfile e levem água.
“A partir das 7 horas estaremos começando a parte cerimonial. Por isso, recomendo que as pessoas cheguem cedo para pegar um bom lugar na avenida. Além disso, levem garrafas de água para se hidratarem, considerando que entramos de fato no B-R-O Bró. Quem vai levar criança, recomendamos que coloque pulseiras identificadoras com o número e telefone do responsável. E em qualquer situação de crime, procurar a PM que se fará presente em todos os locais da Avenida Marechal Castelo Branco”, pontua Sá Júnior.
Para o coronel, o tradicional desfile cívico-militar é um momento promovido por muitas mãos e nesta edição, promete ser uma das maiores já realizadas.
“A cada ano que passa, a gente se surpreende e aprende com esta solenidade. O que não muda é o nosso entusiasmo para fazer um ato solene bonito, organizado para as pessoas que vão assistir e que elas se sintam maravilhadas com aqueles que vão desfilar. Que a gente cultue esse momento histórico do nosso país. Como militar que sou, me sinto um aluno do colegial estando à frente desse evento e agradeço a todos que fazem parte, direta ou indiretamente. Venham, tragam suas famílias!”, finaliza o militar.
Cronograma da solenidade
7h - entrevista coletiva à imprensa pelo governador do Estado
7h20 - hasteamento das bandeiras nacional, estadual, municipal
7h30 - cerimônia do Fogo Simbólico da Pátria
7h40 - revista à tropa;
7h50 - apresentação da tropa militar
8h - início do desfile
10h - término do desfile (previsão)
Fonte: Polícia Militar
Dê sua opinião: