Municípios

Coivaras ganha projeto do Programa de Geração de Emprego e Renda no Meio Rural

Agricultores familiares da comunidade Nossa Conquista adquiriram ovinos e caprinos mestiços

Melhoramento das raças de ovinos em Coivaras

Melhoramento das raças de ovinos em Coivaras Foto: SAF

Como parte das comemorações pelo 30º aniversário de emancipação política do município de Coivaras, o Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF-PI), realizou a entrega de mais um projeto produtivo do Programa de Geração de Emprego e Renda no Meio Rural (Progere II), na sexta-feira (29).

Os agricultores e agricultoras familiares da comunidade Nossa Conquista foram beneficiados com a aquisição de ovinos e caprinos mestiços e contaram com a assistência técnica da Emplanta.


O superintendente de Desenvolvimento Rural, Francisco das Chagas Ribeiro participou da programação solene pelo aniversário do município, representando a secretária Patrícia Vasconcelos. Além da entrega do projeto de investimento, o superintendente prestigiou a Feira da Agricultura Familiar do município, que também contou com o apoio do Governo do Estado.


“É uma satisfação para nós participar desse momento de festa dos 30 anos de Coivaras. Sabemos que o desenvolvimento do município passa naturalmente também pelo desenvolvimento da agricultura familiar. Nesse sentido, fizemos a entrega de mais um projeto de investimento do Progere II, executado pela SAF, que já trouxe ótimos resultados para a comunidade Nossa Conquista”, afirma.




O projeto teve como objetivo a criação de ovinos e caprinos, pela aquisição de animais mestiços e implementar as boas práticas de manejo para alcançar altos índices produtivos e consequentemente o aumento da renda das 27 famílias beneficiadas. O investimento total foi de R$ 295.461.20, resultado de um acordo de empréstimo com o BIRD (Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento).


Para o presidente da Associação dos Moradores da Comunidade Nossa Conquista, Francisco Gomes, o incentivo na produção foi de grande importância para a melhoria da criação de ovinos e caprinos na comunidade. “Nós já tínhamos o costume de ter essa atividade na comunidade, mas o PROGERE chegou para ampliar a nossa produção, melhorando o manejo, a saúde dos animais e a qualidade para a comercialização. São avanços incalculáveis de aprendizado e crescimento”, agradece.

 


PROGERE II


O Programa de Geração de Emprego e Renda no Meio Rural – PROGERE II faz parte do Projeto Pilares de Crescimento e Inclusão Social, por meio do acordo de empréstimo com o Banco Mundial. Executado pela Secretaria de Estado da agricultura Familiar – SAF, tem como objetivo aumentar a renda dos(as) pequenos(as) produtores(as) rurais em situação de pobreza.


O programa atende 68 municípios de três Territórios de Desenvolvimento do Estado, sendo eles: Território dos Cocais, Carnaubais e Entre Rios, através da concessão de incentivos financeiros aumento da produção, racionalização e eficiência do uso de recursos naturais e energéticos, proteção ambiental e acesso aos mercados de comercialização.

Fonte: SAF

Dê sua opinião: