Municípios

Candidata do PT tem candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral

A decisão foi anunciada nesta terça-feira (20) e dada pelo juiz 12ª zona eleitoral, Kildary Louchard de Oliveira Costa

Candidata do PT em Pedro II tem candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral

Candidata do PT em Pedro II tem candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral Foto: Reprodução/Facebook

A candidata à Prefeitura de Pedro II pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Neuma Café , teve seu registro de candidatura indeferido pelo juiz da 12ª Zona Eleitoral, Kildary Louchard de Oliveira Costa. O resultado do julgamento saiu nesta terça-feira(20).

A decisão se deu após o partido Republicanos e o Ministério Público Eleitoral representarem pela impugnação da candidatura do Partido dos Trabalhadores, sob o argumento de que Neuma teve reprovadas as contas referentes do ano de 2014, ainda quando exercia o cargo de prefeita de Pedro II. Vale lembrar que partido Republicanos faz parte da coligação do atual prefeito do município, Alvimar Martins, que concorre à reeleição.

Conforme a decisão,  em sua gestão como prefeita em 2014, Neuma Café teve as contas rejeitadas no exercício financeiro pela Câmara Municipal de Pedro II com Tribunal de Contas do Estado.

“[...]Indefiro o requerimento de registro de candidatura da candidata neuma maria café barroso para concorrer ao cargo de Prefeita, no Município de Pedro II/PI, declarando-o inapta, ante a incidência deste na causa de inelegibilidade prevista no art. 1º, I, “g”, da Lei Complementar nº 64/90, em decorrência da rejeição de suas contas relativas ao exercício do cargo público de Prefeita Municipal de Pedro II/PI, no exercício financeiro 2014, por irregularidade insanável configuradora, em tese, de ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível da Câmara Municipal de Pedro II/PI, a partir de parecer do TCE/PI, sem que a tal decisão tenha sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário”, diz a decisão.

A defesa da candidata já afirmou que irá recorrer da decisão junto ao Tribunal Regional Eleitoral e destaca que o ato de indeferir a candidatura de Neuma foi equivocada, uma vez que, segundo o advogado Alexandre Nogueira, não houve danos ao erário público e que o julgamento do exercício de 2014, teria sido incompleto. 

Além da chapa petista no município, concorrem também à Prefeitura de Pedro II MAria Claudina dos Santos, do PC do B, e Alvimar Martins, do Progressistas, prefeito do município que concorre a sua reeleição.

Dê sua opinião: