Municípios

Campanha é suspensa após candidatos testarem positivo para a Covid-19

O prefeito do município, Manoel Júnior, e a candidata da oposição à prefeitura, professora Joquebede, testaram positivo para novovcoronavírus

Teste de Covid-19

Teste de Covid-19 Foto: Reprodução

No município de Cristino Castro, distante 433 quilômetros de Teresina, foi decidido pela suspensão da campanha eleitoral no município até o dia 29 de outubro. A decisão, tomada pelo prefeito municipal, foi tomada após o prefeito da cidade e candidato a reeleição, Manoel Júnior (PSB), e a candidata da oposição à prefeitura, professora Joquebede (PTB), testarem positivo para a Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. 

A decisão foi um acordo entre as três coligações que disputam a Prefeitura Municipal de Cristino Castro, que se reuniram e firmaram um Termo de Ajuste de Conduta, onde decidiram interromper todas as atividades ligadas à campanha e que gerem algum tipo de aglomeração. O acordo está em vigor desde o dia 9 e vai até o dia 29 de outubro.

Decreto em Cristino Castro suspendeu atos de campanhas políticas por 20 dias  Foto: reprodução

No município, ficaram permitidas apenas a campanha feita por meios de comunicação e pela internet. Candidatos a vereador podem fazer visitas, mas com equipes de no máximo 5 pessoas, que devem atuar observando das determinações de saúde para evitar a disseminação da Covid-19.

Conforme informou a assessoria de comunicação da candidata de oposição, professora Joquebede, que testou positivo para a doença na quarta-feira (7) , a candidata  recebeu alta de um hospital de Teresina na tarde deste domingo (11), e teve 30% dos pulmões comprometidos. 

Já o prefeito da cidade, diagnosticado com a Covid-19  há mais de 10 dias, está internado em um hospital de Teresina, e não tem previsão de alta. Segundo a primeira dama do município, o prefeito tem pelo menos 25% dos pulmões comprometidos. 

Na decisão ficou firmado também que no dia 28 será realizado um novo encontro entre representantes das 3 coligações, onde irão discutir a prorrogação ou não da suspensão da campanha. 

Dê sua opinião: