Municípios

AVEP firma acordo com o Senado Federal para a modernização das Câmaras Municipais

Acordo visa a implementação do Programa Interlegis, que é referência nacional no processo de modernização e integração do Poder Legislativo Brasileiro

AVEP firma acordo com o Senado Federal para a modernização das Câmaras Municipais

AVEP firma acordo com o Senado Federal para a modernização das Câmaras Municipais Foto: Reprodução

O presidente da União das Câmaras Municipais do Estado do Piauí (Avep), José Cardoso de Sousa, do PSD, que exerce o seu primeiro mandato como vereador no município de São Miguel do Tapuio, região Norte do Estado, firmou  nesta quarta-feira (14), um acordo de cooperação técnica com o Senado Federal, com o objetivo de modernizar as Câmaras Municipais do estado do Piauí.

O acordo visa a implementação do Interlegis, programa que busca melhorar a comunicação e o fluxo de informação entre os legisladores, aumentar a eficiência e a competência das Casas Legislativas e promover a participação cidadã nos processos legislativos, preparando os parlamentos brasileiros para Democracia Participativa ou e-Democracia. Ele atua com base em quatro pilares: Capacitação, comunicação, informação e tecnologia.

O presidente da entidade, José Cardoso, comemorou a consolidação do acordo. “Em nossa caminhada, ainda inicial, mas já com muitas conquistas, alcançamos mais um objetivo para o fortalecimento da AVEP: a assinatura do acordo de cooperação técnica com o Senado Federal, através do Interlegis, para modernização das Câmaras Municipais, maior segurança em relação aos dados, transparência e eficiência dos trabalhos legislativos e administrativos”, declarou.

O Programa Interlegis é referência nacional no processo de modernização e integração do Poder Legislativo Brasileiro. Além disso, também colabora com o cumprimento das leis de Acesso à Informação (12.527/2011) e Lei Complementar sobre a Transparência na Atuação dos Órgãos Públicos (101/2000).

Dê sua opinião: