Municípios

Vereador tem candidatura impugnada após fazer cirurgia bariátrica e perder 56 kg

Após apresentar a justificativa, o candidato a vereador teve registro deferido pelo TRE-PI

Após cirurgia bariátrica, vereador tem candidatura questionada pela Justiça

Após cirurgia bariátrica, vereador tem candidatura questionada pela Justiça Foto: Montagem/Parlamentopiaui

O vereador do município de Pio IX, Jonathas Leite de Sousa, o Jonjon (PSD), teve seu registro de candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral. A mudança radical na fisionomia do candidato nas fotos encaminhadas ao TRE-PI comparadas com aos dos documentos de identificação, anteriores à cirurgia bariátrica (redução de estômago), ocorrida em julho de 2019.

Antes da cirurgia, Jonjon pesava 147 Kg. Após o procedimento passou a pesar 91 Kg, motivo pelo qual a  sua candidatura foi indeferida. Após apresentar a justificativa, o candidato teve seu registro deferido pela Justiça Eleitoral.

Em entrevista concedida ao cidadeverde.com, Jonathas relatou que na foto que vai para a urna, ele apresenta a nova aparência, mas no seu documento de identificação utilizado para realizar o seu cadastro eleitorall, ele ainda possui sua antiga fisionomia, motivo pelo qual teve sua candidatura questionada.

Para validar o seu nome na disputa, Jonjon teve que provar que era a mesma pessoa que aparece em seus antigos documentos. Para isso, o candidato teve que apresentar um laudo médico  ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) elencando os detalhes do procedimento cirúrgico realizado por ele em 2019.

Após  o impasse, o pleno do TRE-PI deferiu o registro de candidatura na sessão de quarta-feira (28). 

Jonjon está em seu segundo mandato pela cidade de Pio IX, e disputa sua reeleição na busca pelo seu 3º mandato no município. 

Fonte: Redação

Dê sua opinião: